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Título: ESTUDO DO MÉTODO ESCOTEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DE CRIANÇAS E JOVENS

Autoria de: Danielly Aparecida Borges Barretos Schnell

Orientação de: Diego Carlos Pereira

Presidente da banca: Diego Carlos Pereira

Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli

Segundo membro da banca: Ângelo Constâncio Rodrigues

Palavras-chaves: Método, Escotismo, Educação, Movimento, Aprendizado

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Schnell, D. A. B. B. ESTUDO DO MÉTODO ESCOTEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DE CRIANÇAS E JOVENS. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Pesquisa-se sobre o Método Escoteiro e sua aplicação enquanto possibilidade na educação não-formal, auxiliando crianças e jovens na formação cidadã. Para tanto investigamos a história do Escotismo no Brasil e no mundo como o Escotismo pode auxiliar na educação de crianças e jovens, de forma autônoma e os desafios encontrados na implantação do método nas escolas de alguns Estados brasileiros e sua aplicação legal. Realiza-se então, a pesquisa bibliográfica, com embasamento teórico dos autores como BRODESCH E CASAGRANDE (2008), dissertando sobre o Método Escoteiro e sua aplicação, e GOHN (2006), ressaltando a educação não-formal e seu contexto nas comunidades e, não menos importante, Baden Powell, com o livro que inspirou a criação do Escotismo, ????????????????????????????????Escotismo para Rapazes????????????????????????????????, com a história de seu fundador e do próprio Movimento Escoteiro. A investigação relacionou os métodos do Movimento Escoteiro com pressupostos da educação não-formal, entendendo-o como possibilidade de formação de determinados grupos que comungam de valores próprios do escotismo, como a religião e o nacionalismo patriótico. Além disso, o método escoteiro apresenta também uma série de atividades que possibilitam a sociabilidade e convivência entre alunos. São atividades diversas, propostas tanto na Sede do Grupo de Escoteiros, como em meio à natureza, em acampamentos e jornadas (trilhas, excursões). Assim, promovendo o aprendizado, através do Método Escoteiro.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712166

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47910

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Danielly Aparecida Borges Barretos Schnell e Universidade Federal de Lavras

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