SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA E A INCLUSÃO EM ESCOLAS REGULARES a ausência de uma abordagem direcionada no Currículo Referência do Estado de Minas Gerais e em outros currículos prescritos

Autoria de: Sabrina Louise Januário de Moura

Orientação de: Rosa Maria Godinho Monteiro

Presidente da banca: Rosa Monteiro

Primeiro membro da banca: Carina Andriele Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Palavras-chaves: Educação inclusiva, TEA, Atendimento Educacional Especializado, AEE, curriculo

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Moura, S. L. J. d. TRANSTORNO DO ESPECTO AUTISTA E A INCLUSÃO EM ESCOLAS REGULARES a ausência de uma abordagem direcionada no Currículo Referência do Estado de Minas Gerais e em outros currículos prescritos. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Trata-se de uma definição dada em 2013 para um transtorno que começou a ser estudado em XIX e que teve sua primeira legislação específica, reconhecendo a pessoa com TEA como sendo pessoa com deficiência, instaurada em 2012. É, portanto, recente a abordagem, o que, por consequência, faz escassos os apontamentos do transtorno em documentos oficiais, sobretudo em currículos prescritos. Neste sentido, partindo do conceito do transtorno e observando um escopo estadual como base de pesquisa, o presente estudo objetivou estudar a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista nas escolas regulares e analisar a ausência de uma abordagem direcionada a ele no currículo das escola

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712167

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47798

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sabrina Louise Januário de Moura e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo