SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Sala de Aula Invertida Uma Possibilidade de Ensino e Aprendizagem a Partir do Projeto Feira de Ciência.s

Autoria de: Ingrid Valentim

Orientação de: Gustavo de Oliveira Andrade

Presidente da banca: Gustavo de Oliveira Andrade

Primeiro membro da banca: Vivian Ariane Barausse de Moura

Segundo membro da banca: Warlley Ferreira Sahb

Terceiro membro da banca: Liliane Henrique Torres

Palavras-chaves: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Ativa, Feira de Ciências, Alunos Protagonistas, Metodologias Ativas.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/07/2021

Data da publicação: 07/07/2021

Referência: Valentim, I. Sala de Aula Invertida Uma Possibilidade de Ensino e Aprendizagem a Partir do Projeto Feira de Ciência.s. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Buscando romper como ritmo passivo das aulas de Ciências, que deixam o aluno como mero espectador, a Feira de Ciências tem uma proposta de aula diferente, pois nela, os alunos tem a oportunidade de demonstrarem suas habilidades. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a sala de aula invertida como possibilidades de melhoria no ensino e aprendizagem no Projeto Feira de Ciência. A partir do relato de experiência, foram descritas as atividades desenvolvidas na elaboração da Feira de Ciências. Cada semana de atividades foi planejada, aplicando os critérios da SAI como meio para que o objetivo da aprendizagem fosse alcançado. Como resultados, observou-se um interesse significativo no desenvolvimento das atividades, principalmente entre os alunos que apresentam dificuldades e precisam de mais suporte da professora. Outro ponto importante que se destaca é o início da autonomia em organizar a rotina de estudos em casa para que, na sala de aula, ocorra a aprendizagem significativa. Conclui-se que o desafio

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712179

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47874

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ingrid Valentim e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo