SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: UM OLHAR ANTROPOSÓFICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTERAÇÕES, BRINCADEIRA E RITMO

Autoria de: Cyntia Olimpio de Oliveira

Orientação de: Carolina Faria Alvarenga

Presidente da banca: Carolina Faria Alvarenga

Primeiro membro da banca: Breno Alvarenga Almeida

Segundo membro da banca: Gislaine de Fátima Ferreira Leite

Palavras-chaves: Educação infantil, desenvolvimento físico, criança, antroposofia, pedagogia Waldorf.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Oliveira, C. O. d. UM OLHAR ANTROPOSÓFICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTERAÇÕES, BRINCADEIRA E RITMO. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O meio em que vivemos estabelece uma relação direta de aprendizado influenciando o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. Este trabalho traz o olhar para o desenvolvimento na primeira infância que é permeado o tempo todo por brincadeiras e o universo lúdico. Aprofundar os conhecimentos presentes nessas relações e descobrir suas interações mais profundas trariam benefícios e relevantes mudanças nas condutas e rotinas de muitas instituições de Educação Infantil e de pais e mães, trazendo luz ao seu desenvolvimento. Esta pesquisa teve o objetivo compreender as influências do meio no desenvolvimento corporal da criança diante de uma perspectiva antroposófica. Para além da área da Educação, na Pedagogia, esse tema dialoga com os campos da Psicologia, por tratar do movimento do corpo humano e sua interação entre os corpos na sua fase inicial. Os cuidados e direcionamentos adequados nessa fase da vida podem evitar traumas, doenças, bloqueios, males e incômodos na vida adulta. Algumas respostas para esse comportamento das crianças são aprofundadas nos estudos da Antroposofia, analisando a trimembração difundida por Rudolf Steiner com o estudo dos três sistemas existentes na composição do corpo físico o sistema neurossensorial, sistema rítmico e sistema metabólico, onde percebemos uma preocupação e uma atenção voltada para o desenvolvimento físico da criança juntamente com o desenvolvimento anímico e espiritual, e tudo isso pauta as atividades propostas na Pedagogia Waldorf. Diante de tais movimentos, a corporalidade é vista de forma integral e atende grandes expectativas de crescimento e desenvolvimento infantil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712189

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47862

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cyntia Olimpio de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo