SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Estudantes com TDAH e os desafios para a prática docente

Título alternativo: STUDENTS WITH ADHD AND THE CHALLENGES FOR TEACHING PRACTICE

Autoria de: Maraisa Nunes Rosa

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Joseli Aparecida Fernandes

Segundo membro da banca: Breno Alvarenga Almeida

Palavras-chaves: e Práticas pedagógicas, TDAH, Desafios, Dificuldade de Ensino, Fundamental l

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Rosa, M. N. Estudantes com TDAH e os desafios para a prática docente . 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: a pesquisa tem como principal objetivo identificar quais as maiores dificuldades dos professores para trabalhar com crianças com TDAH no ensino fundamental anos iniciais. Na pesquisa será utilizada metodologia de revisão sistemática com base em um protocolo de pesquisa mapeando as maiores dificuldades dos professores para trabalhar com estas crianças, as contribuições e as estratégias utilizadas por esses enquanto agentes facilitadores da aprendizagem. Geralmente, a proposta educacional da escola prevê um único tipo de desenvolvimento dos estudantes no processo pedagógico. Por não se adequarem ao padrão pedagógico convencional, é comum estudantes com Transtorno de Déficit de AtençãoHiperatividade reagirem com desatenção, inquietude e impulsividade, tornando-se inadequados. Resultados e Discussão Como resultado da análise há de se considerar a importância da inclusão, boas práticas pedagógicas e da diversidade no âmbito escolar, com foco no acompanhamento e preparo adequado para com as crianças qu

Abstract: This research has as main objective to identify which are the greatest difficulties of teachers to work with children with TDAH in elementary school. The research will use a systematic review methodology based on a research protocol mapping the greatest difficulties of teachers to work with these children, the contributions and the strategies used by them as agents that facilitate learning. Generally, the schools educational proposal provides for a singletype of student development in the pedagogical process. As they do not conform to the conventional pedagogical standard, it is common for students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder to react with inattention, restlessness and impulsivity, becoming inadequate. Discussion results as result of analysis there should be discussion of inclusion, good pedagogic practices and diversity in schooling. Focusing in following and adequate preparing for students with attention deficits disorder hyperactive children. Once the research show that a b

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712195

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47920

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maraisa Nunes Rosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo