SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O processo de alfabetizar letrando nos anos inciais do Ensino Fundametal

Autoria de: Wanda Martins da Cruz Valerio

Orientação de: Bárbara Cristina Heitor Silva

Presidente da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva

Primeiro membro da banca: Lucas Anibal Faria Seabra

Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro

Palavras-chaves: Alfabetização, Letramento, Práticas pedagógicas, Séries iniciais, professores

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Valerio, W. M. d. C. O processo de alfabetizar letrando nos anos inciais do Ensino Fundametal. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O objetivo geral desse trabalho é compreender os conceitos de Alfabetização e Letramento e suas interrelações. Nos dias de hoje, o fundamental é que a criança das séries iniciais seja trabalhada para ser alfabetizada e também letrada, isto é, saiba interpretar variados e diversos textos, desde um Conto de Fadas até mesmo um poema ou saber escrever um texto com coesão e mesmo interpretar acontecimentos diários em sua vida. Mas, nem todos os professores alfabetizadores conseguem trabalhá-los em conjunto e da forma correta. Dessa forma, o tema surgiu pelo interesse em revelar aos educadores que os mesmos precisam deixar um pouco de lado o quadro negro e conduzirem uma aula com práticas pedagógicas segundo a realidade da criança e que, principalmente, estas tenham convivência com variados textos, diversos gêneros textuais com o lúdico por meio de brincadeiras e jogos com a música com outros modos de condução de leitura, como rodas e até mesmo com a tecnologia, como as Tecnologias de Informação e Comunicação

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712196

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47692

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Wanda Martins da Cruz Valerio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo