SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Cláudia Alessandra dos Santos

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Alexandre José de Carvalho Silva

Segundo membro da banca: Warlley Ferreira Sahb

Palavras-chaves: Alfabetização, matemática, letramento, construção do conhecimento, educação infantil.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Santos, C. A. d. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a Alfabetização e Letramento Matemático na Educação Infantil. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se da pesquisa bibliográfica. O presente estudo procura analisar ações que possibilitem problematizar estratégias de alfabetização matemática e letramento, com vistas a repensar práticas e construir novos saberes nessa etapa tão importante , ressaltando a importância da alfabetização e letramento matemático como elemento indispensável e fundamental na efetivação e compreensão do pensamento lógico-matemático eficiente. Por fim podemos observar que a educação matemática tem se mostrado a cada dia mais empenhada em ir além da transmissão de conteúdos, técnicas e procedimentos, felizmente essa preocupação tem se acentuado nas fases iniciais da construção do conhecimento, por ser nessa etapa que se desenvolvem os conceitos básicos da matemática que conseqüentemente servirão de base para consolidar as próximas etapas da escolarização.Os discentes nessa etapa devem ser acompanhados e avaliados diariamente em todas as atividades realizadas, buscando analisar as respostas geradas não só no campo sistemático mas também em atividades livres, nas práticas pedagógicas para que através desse olhar diferenciado seja favorecido o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na educação infantil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712211

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47743

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cláudia Alessandra dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo