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Título: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil Contribuições nas Práticas Pedagógicas

Autoria de: Joyce Carine Vita de Lima Teixeira

Orientação de: Júlio Resende Costa

Presidente da banca: Júlio Resende Costa

Primeiro membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Segundo membro da banca: Olga Maria de Araújo Soares

Palavras-chaves: Jogos, Brincadeiras, Criança, Educação Infantil, Ludicidade.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 11/06/2021

Data da publicação: 11/06/2021

Referência: Teixeira, J. C. V. d. L. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil Contribuições nas Práticas Pedagógicas. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de crianças. A metodologia adotada fundamentou-se na pesquisa bibliográfica sobre a temática da utilização dos jogos e brincadeiras em atividades pedagógicas, com base nos estudos de Kishimoto (2010), Rojas (2007), Colchesqui (2015) e Ariès (1960). O estudo também se apoiou em textos legais que abordam o assunto, tais como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Os estudos anteriores sinalizaram que a infância nem sempre foi concebida e entendida como é hoje. A infância é uma etapa especial e marcante na vida do ser humano e necessita de um olhar especial, pois as experiências vividas nessa fase contribuirão para o desenvolvimento pleno do sujeito. Inseridos nas atividades escolares propostas na Educação Infantil e mediados pelo professor, os jogos e as brincadeiras são atividades que estimulam a aprendizagem, o contentamento, a imaginação, diversão, criação, raciocínio e a competitividade saudável para a criança. A pesquisa demonstrou também a importância da escola nesta fase da trajetória escolar. A escola deve se abrir para o universo do lúdico, criando possibilidades para que o brincar aconteça frequente e naturalmente, pois a ludicidade é uma dimensão do processo formativo da criança e convém ser utilizada na prática docente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712274

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47699

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joyce Carine Vita de Lima Teixeira e Universidade Federal de Lavras

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