SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: Bullying no ambiente escolar

Autoria de: Leila Natalina de Gouvêa

Orientação de: Alessandro Garcia Paulino

Presidente da banca: Alessandro Garcia Paulino

Primeiro membro da banca: Karla de Freitas Alves Pinto

Segundo membro da banca: Liliane Fernandes Caiafa Damasceno

Palavras-chaves: sol, Céu azul, luz do dia, mar, blue

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Gouvêa, L. N. d. Bullying no ambiente escolar. 2021. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O Bullying é um fenômeno antigo e muito comum nas escolas onde,alunos movidos pela disputa por liderança, pelo preconceito,pelo poder sobre o mais fraco, para se sobressaírem no seu grupo social, perseguem e intimidam outros alunos sem causa aparente. A tendência é de que o escolhido tenha características inferiores relacionadas ao agressor. É um tema de grande importância na atualidade e tem sido alvo de diversos debates, pois é comum encontrar crianças e adolescentes que tenham de alguma maneira, passado por esse tipo de violência.Esse tema tem tido um lugar de destaque na mídia, nas pesquisas acadêmicas e no meio escolar.Nessas ocasiões busca-se elucidar o fenômeno, suas causas e consequências. Assim sendo, torna-se necessária a compreensão do termo bullying, discutir as situações em que este tipo de violência ocorre na tentativa de reduzir sua frequência no ambiente escolar, bem como, apresentar legislações vigentes sobre essa prática e fazer uma análise do papel da escola e da família. Essa pesquisa se justifica por ser o bullying um problema mundial e crescente que se manifesta por meio de brincadeiras maldosas que visam intimidar e denegrir a imagem do outro.Esta prática está se alastrando cada dia mais no ambiente escolar,tendo como princípio o desrespeito e o preconceito pelo próximo, trazendo como consequência uma extrema dificuldade de aprendizagem do aluno, além de sérios problemas psicológicos e até mesmo físicos. Sendo assim este trabalho visa alertar escola,família e sociedade sobre o fenômeno para que juntos possam combater essa prática que se tornou comum em lugares onde a interação social faz parte do crescimento pessoal, sendo uma delas a escola.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20202201712283

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47804

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leila Natalina de Gouvêa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo