SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES ADULTOS UM ENSAIO TEÓRICO

Título alternativo: TEACHING LIBRAS AS L2 FOR ADULT LISTENERS AN ESSAY THEORETICAL

Autoria de: Cecilia Andréia Martins

Orientação de: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Presidente da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Primeiro membro da banca: Rosana Maria Mendes

Segundo membro da banca: Welbert Vinicius de Souza Sansão

Palavras-chaves: Língua Brasileira de Sinais, Ensino, Professor, Segunda Língua, Libras

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 09/12/2021

Data da publicação: 09/12/2021

Referência: Martins, C. A. O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 PARA OUVINTES ADULTOS UM ENSAIO TEÓRICO. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Libras é considerada como meio de comunicação oficial da comunidade surda brasileira, mas ainda é acessível a uma pequena parcela da população. Nesse cenário, este artigo, caracterizado por ensaio teórico, objetiva discorrer sobre o ensino de Libras como L2 para adultos ouvintes por meio de revisão crítica da literatura. As discussões acerca do que caracteriza a Libras e os processos metodológicos de aprendizagem deste meio de comunicação como L2 para ouvintes serão apresentados com foco em elementos que evidenciem a relevância desta aprendizagem para a sociedade. Neste estudo, autores como Baalbaki e Rodrigues (2011), Bernardino, Pereira e Passos (2018), Silva (2020) e Freitas e Araújo (2019) contribuem com discussões que apontam para benefícios adquiridos pelo adulto ouvinte sinalizante de Libras, como aquisição de habilidades específicas proporcionadas pela sua articulação linguística na modalidade viso manual seja pela aquisição de competências de interpretação e tradução proporcionadas pelo domínio de u

Abstract: Libras is considered an official means of communication for the Brazilian deaf community, but it is still accessible to a small portion of the population. In this scenario, this article, characterized by theoretical essay, aims to discuss the teaching of Libras as L2 for hearing adults through a critical review of the literature. Discussions about what characterizes Libras and the methodological learning processes of this medium of communication as L2 for listeners will be presented with a focus on elements that demonstrate the relevance of this learning for society. In this study, authors such as Baalbaki and Rodrigues (2011), Bernardino, Pereira and Passos (2018), Silva (2020) and Freitas and Araújo (2019) contribute with discussions that point to benefits acquired by the adult hearing signer of Libras, such as acquisition of skills specific provided by its linguistic articulation in the manual visual modality or by the acquisition of interpreting and translation skills provided by the command of a second

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20211201711433

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54345

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cecilia Andréia Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo