SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: PEDAGOGIA SOCIAL O PAPEL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Autoria de: Valéria Moretto

Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira

Primeiro membro da banca: Denis Renato de Oliveira

Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz

Palavras-chaves: Pedagogo, Pedagogia Social, Educação não formal, Pedagogo no CRAS, Educação Social

Data da defesa: 20/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 08/12/2021

Data da publicação: 08/12/2021

Referência: Moretto, V. PEDAGOGIA SOCIAL O PAPEL DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho pretende levantar questões sobre a atuação do pedagogo em ambientes não escolares, mais especificamente, no contexto da assistência social, cuja prática vai além da visão educativa nas ações de prevenção e combate à vulnerabilidade social. Objetiva também criar uma reflexão sobre aspectos da formação acadêmica do pedagogo, abordando sua atuação profissional, e sua qualificação para atuar não só na docência, como na educação não formal. Pretendendo, portanto, ressaltar a importância da atuação do pedagogo dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), mais especificamente na organização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Cabe destacar que o pedagogo ainda procura se firmar como agente de transformação em outros espaços para além dos muros da escola. É necessário e urgente discutir e identificar o trabalho que o pedagogo exerce na Assistência Social para evidenciar seu papel de transformador. Por fim, fica evidente que a atuação deste profissional é inovadora e extensa, indo muito além das breves colocações deste artigo, o que suscita estudos mais aprofundados.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20211201711485

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54342

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Valéria Moretto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo