SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO COMO AUXILIAR DA APRENDIZAGEM

Autoria de: Giulia Martini de Oliveira

Orientação de: Liliane Henrique Torres

Coorientação de: Joelma do Santos Bernardes

Presidente da banca: Liliane Henrique Torres

Primeiro membro da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Segundo membro da banca: Neiva Aparecida Dutra

Palavras-chaves: Jogos, brincadeiras, aprender brincando, Ludicidade, Aprendizagem na Educação Infantil. Desenvolvimento infantil.

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 07/12/2021

Data da publicação: 07/12/2021

Referência: Oliveira, G. M. d. A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO COMO AUXILIAR DA APRENDIZAGEM. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O ato de brincar está presente no dia-a-dia da criança de forma natural, desprendendo-se de objetos específicos, lugares ou tempo, possibilitando inúmeras oportunidades de aprendizagem. Com a intenção de pesquisar como o ato de brincar pode estar associado ao aprendizado, o presente artigo objetiva-se investigar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil de 4 e 5 anos. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura com pesquisa nas bases de dados (Scielo e Periódicos Capes), utilizando um período de 10 anos. A análise dos documentos encontrados valida a pesquisa e reforça a respeito da importância do brincar, destacando seus benefícios em relação a socialização, desenvolvimento do sistema cognitivo e motor, além de ampliar a imaginação e a criatividade. O ato de brincar além de ser uma atividade prazerosa, está diretamente relacionado ao desenvolvimento, ensinando de forma significativa. Dentre os argumentos da pesquisa, foi possível notar a questão socializadora, voltada para a comunicação e a motivação da criança em desenvolver atividades pedagógicas quando utilizado jogos, brinquedos e brincadeiras no processo educacional, favorecendo o seu desenvolvimento. Com isso concluiu-se que o lúdico é realmente um auxiliador do processo educacional, além de proporcionar ao professor inúmeras formas de aplicabilidade e inserção, propiciando avanços na aprendizagem e desenvolvimento da criança.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20211201711547

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54336

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giulia Martini de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo