SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALGUMAS REFLEXÕES

Título alternativo: THE ADAPTATION PROCESS OF CHILDREN AND THEIR FAMILIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION INSTITUTION SOME REFLECTIONS

Autoria de: Bruna Lucinda Almeida Rosa

Orientação de: Olga Maria de Araujo Soares

Coorientação de: Edineia Gonçalves do Nascimento

Presidente da banca: Olga Maria de Araújo Soares

Primeiro membro da banca: Liliane Fernandes Caiafa Damasceno

Segundo membro da banca: Laísa Medina Silva

Palavras-chaves: Educação Infantil, Família, Escola, Adaptação, Instituição Infantil

Data da defesa: 20/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 11/12/2021

Data da publicação: 11/12/2021

Referência: Rosa, B. L. A. O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALGUMAS REFLEXÕES. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO O presente artigo tem como objetivo geral promover algumas reflexões sobre as práticas pedagógicas utilizadas pela instituição de educação infantil no processo de adaptação das crianças e suas famílias. A pesquisa buscou por trabalhos e artigos científicos relacionados ao tema, percebendo então a importância de compreender o processo de adaptação das crianças e suas famílias na instituição de educação infantil uma vez que ambas podem passar por momentos de insegurança e medo durante esse momento. São necessários novos estudos, que possam considerar a faixa etária das crianças e o relacionamento com suas famílias, defender a participação das famílias, pensar na melhoria da organização da rotina e do espaço físico das instituições infantis e, obviamente, a formação e a atuação docente e dos gestores, o que implica a qualidade da formação desses profissionais e a capacidade de executarem um planejamento pedagógico que permita inserir e acompanhar a criança pequena e sua família, ao ingressara

Abstract: ABSTRACT This article aims to promote some reflections on the pedagogical practices used by the institution of early childhood education in the adaptation process of children and their families. The search searched for papers and scientific articles related to the topic, then realizing the importance of understanding the adaptation process of children and their families in the kindergarten institution since both can go through moments of insecurity and fear during that moment. Further studies are needed, that may consider the age group of the children and the relationship with their families, defending the participation of families, thinking about improving the organization the routine and physical space of childrens institutions and, obviously, training and teacher and manager performance, which implies the quality of their training. professionals and the ability to carry out a pedagogical plan that allow to insert and accompany the small child and his family, when they entered the Early Childhood Educatio

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
pedagogia_distancia/20211201712278

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54341

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruna Lucinda Almeida Rosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo