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Título: ANÁLISE DE PROJETOS DE EXPERIMENTAÇÃO DESENVOLVIDOS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

Título alternativo: ANALYSIS OF EXPERIMENTAL PROJECTS DEVELOPED BY CHEMISTRY STUDENTS IN HIGHER EDUCATION IN THE PERSPECTIVE OF THE INVESTIGATIVE APPROACH

Autoria de: Anne Carolina de Carvalho

Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira

Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Primeiro membro da banca: Rita de Cassia Suart

Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira

Palavras-chaves: Formação inicial, Experimentação, Abordagem investigativa, Estágio supervisionado, Ensino e aprendizagem.

Data da defesa: 06/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 14/06/2019

Data da publicação: 14/06/2019

Referência: Carvalho, A. C. d. ANÁLISE DE PROJETOS DE EXPERIMENTAÇÃO DESENVOLVIDOS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A experimentação é uma estratégia importante no ensino de química que pode ser utilizada em sala de aula com o intuito de facilitar a aprendizagem, permitindo a construção do conhecimento pelos alunos. Porém, muitas vezes, essa estratégia é utilizada apenas com o objetivo de motivação, sem a estruturação adequada para uma perspectiva investigativa. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi a leitura e análise de cinco projetos de experimentação desenvolvidos por licenciandos em química durante a disciplina Ensino de Química I e aplicados no Estágio Supervisionado I, considerando os referenciais que dão suporte a experimentação investigativa. Foram categorizados os elementos pedagógicos objetivo descrito na proposta, levantamento das concepções dos alunos, problematização, atividade experimental e questões para os alunos após as atividades, segundo os níveis de investigação propostos por Silva (2011) adaptados por Suart et al. (2015) e Suart e Marcondes (2018). Os resultados indicam que os projetos consideraram alguns aspectos investigativos destacando uma preocupação central na elaboração das questões problemas, o que sugere a percepção dos licenciandos a respeito da importância da problematização para o desenvolvimento da atividade experimental na perspectiva investigativa. Nenhum projeto contemplou todas as características investigativas em níveis mais altos, fato este que pode ser justificado por ser o primeiro momento que os licenciandos tiveram contato com a temática.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20191201220984

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43661

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Anne Carolina de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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