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Título: ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFLA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Autoria de: Gabriella Rayane Aparecida Ferreira

Orientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva

Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Segundo membro da banca: Camila Marra Abras

Palavras-chaves: Espaços não formais, Divulgação Científica, Formação inicial de professores, Museus, Educação

Data da defesa: 17/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 01/07/2019

Data da publicação: 01/07/2019

Referência: Ferreira, G. R. A. ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFLA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. 2019. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Espaços Não-Formais e Divulgação Científica podem ser entendidos como perspectivas com potencial educativo que podem contribuir para a construção de conhecimentos além da abordagem tradicional portanto, se caracterizam como assuntos importantes a serem abordados na formação inicial e continuada de professores. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da disciplina de Espaços Não Formais de Educação em Ciências, desenvolvida em paralelo com a disciplina Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Lavras. Os dados foram obtidos a partir das produções de relatórios de visitas nos museus (pessoalmente e virtualmente), análises de filmes e séries, aplicação de questionário e avaliação geral da disciplina de 11 licenciandos que cursaram a disciplina durante o primeiro semestre de 2018 e analisados à luz da Análise de Conteúdo, por meio de categorias estabelecidas a priori e a posteriori. Os dados indicam que os licenciandos já apresentavam um conhecimento prévio sobre espaços não formais antes de começar as discussões na disciplina percebe-se também que eles identificam e conceituam adequadamente as gerações dos museus nos relatórios produzidos após as discussões teóricas e visitas em espaços não formais. Adicionalmente, pode-se verificar que, os filmes e séries possibilitaram aos discentes a construção e identificação de concepções relacionadas à ciência e ao cientista, uma vez que defendemos que o trabalho em sala deve extrapolar o debate focado em conceitos, mas também na natureza da atividade científica, a partir de produções audiovisuais, muito presentes na cultura atual. Com base nos resultados, é possível entender que a disciplina contribuiu para a formação inicial dos licenciandos, possibilitando a construção de uma visão crítica sobre o ensino em ambientes fora da sala de aula e da divulgação científica.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20191201311439

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43786

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriella Rayane Aparecida Ferreira e Universidade Federal de Lavras

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