SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Autoria de: Thaissa Leonel Oliveira

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Dra. Rita de Cássia Suart

Primeiro membro da banca: Dra. Josefina Aparecida de Souza

Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira

Palavras-chaves: Projeto Pedagógico do Curso, Disciplina, Matriz Curricular, Introdução a Química, Química

Data da defesa: 02/07/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 10/07/2019

Data da publicação: 10/07/2019

Referência: Oliveira, T. L. INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2019. 74 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Estudos mostram que os cursos superiores na área de Ciências Naturais têm pouca adesão pelos alunos, principalmente as licenciaturas, e que a evasão tem se tornado frequente. Visto isso, esta pesquisa possibilitou avaliar se a disciplina, Introdução a Química - GQI173, do curso de Licenciatura e Bacharelado em Química da Universidade Federal de Lavras, contribuiu para que os graduandos compreendessem informações e suas atribuições profissionais, ao final do primeiro período do curso. Além disso, os resultados obtidos possibilitaram avaliar as expectativas desses estudantes para a conclusão do ensino superior e sua formação profissional. Para isso, foram investigados os materiais prévios e finais respondidos pelos graduandos, os quais foram elaborados pela professora responsável da disciplina em conjunto com a Comissão de Reformulação do Curso. A partir de leituras e os aportes teóricos que norteiam essa pesquisa, foi possível categorizar os materiais dos estudantes quanto à sensibilização expressa. A análise apresenta-se em 3 momentos seleção das questões dos questionários análise das respostas dos alunos para categorização e estudo dos resultados obtidos. A partir das análises percebeu-se que a proposta de uma disciplina introdutória nos cursos contribuiu de maneira significativa para a sensibilização dos ingressantes quanto aos seus conhecimentos sobre as diversas áreas de atuação profissional, além de apresentar várias questões referentes ao âmbito universitário. Portanto, fica evidente a necessidade da disciplina nos currículos dos cursos de química, visto que os conhecimentos promovidos podem ajudá-los em seu sucesso no curso e na carreira.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20191201820340

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44058

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaissa Leonel Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo