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Título: Investigando o potencial de promoção da alfabetização científica em livros didáticos de Química nos capítulos de hidrocarbonetos

Autoria de: Flavia Duarte Faria

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Coorientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Rita de Cássia Suart

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Segundo membro da banca: Juliana de Andrade Santiago

Palavras-chaves: alfabetização científica, livros, química orgânica, hidrocarbonetos, material de apoio

Data da defesa: 25/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 04/09/2020

Data da publicação: 04/09/2020

Referência: Faria, F. D. Investigando o potencial de promoção da alfabetização científica em livros didáticos de Química nos capítulos de hidrocarbonetos. 2020. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente trabalho aborda a importância das habilidades relacionadas à Alfabetização Científica (AC) serem promovidas nos conteúdos dos livros didáticos. A Alfabetização Científica tem sido vista como um fator essencial ao desenvolvimento das pessoas, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos comprometidos e participativos quanto à tomada de decisões em assuntos relacionados à ciência e a tecnologia. O objetivo deste trabalho foi analisar o conteúdo de Hidrocarbonetos presente em três dos cinco livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018, quanto à potencialidade na promoção de habilidades relacionadas à Alfabetização Científica. A metodologia usada foi à pesquisa qualitativa, onde o pesquisador está presente no espaço no qual a investigação acontece. Para isso, foram analisados o capítulo de hidrocarbonetos de três livros didáticos de Química, com o intuito de analisar como os conceitos abordados nos livros podem promover o desenvolvimento de habilidades de AC. Constatou-se através das análises, que alguns livros apresentam determinado nível e eixo de AC, e quando isso acontece, ou seja, por meio de exemplos, caixas de texto, problematização, entre outros. Sabe-se que é de fundamental importância que sejam propostas atividades e situações problematizadoras que almejem a AC, porém a forma como alguns dos livros apresentam os conceitos, pode não possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades com elevados níveis de AC, por si só. Cabe também, aos professores, mediadores dos conhecimentos, que busquem por metodologias de ensino que possibilitem aos alunos a promoção de competências relacionadas à AC. Sendo assim necessário que ela seja contemplada no currículo, visto que se os estudantes tiverem contato desde os anos iniciais da educação básica, com um ensino contextualizado que vise a AC, eles poderão estar preparados e se tornarem cidadãos mais críticos e reflexivos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20201201120604

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45004

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flavia Duarte Faria e Universidade Federal de Lavras

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