SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PELA COMUNIDADE ESCOLAR

Título alternativo: STUDY ON UNDERSTANDING AND USING INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN SCHOOL COMMUNITY EDUCATION

Autoria de: Francyene Souza Portela

Orientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva

Primeiro membro da banca: Rita de Cássia Suart

Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Palavras-chaves: Formação, professores, Tecnologias, Ensino, Química

Data da defesa: 10/06/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 26/06/2020

Data da publicação: 26/06/2020

Referência: Portela, F. S. ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PELA COMUNIDADE ESCOLAR. 2020. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC????????????????????????????????s), diversas mudanças vêm ocorrendo na sociedade, bem como no ambiente escolar e nas ações educativas. Assim, percebem-se diversos conflitos relacionados ao contexto da implementação das TIC????????????????????????????????s, pois a comunidade escolar é composta por diversos sujeitos (Estudantes, Professoresas e Gestoresas), que apresentam diferentes formas de compreensão a respeito da temática entretanto, investigar tais concepções pode auxiliar a implementação destas ferramentas de maneira significativa para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Desta forma, este trabalho investigou as percepções de estudantes do Ensino Médio e de professoras em exercício na disciplina de Química a respeito do uso das TIC????????????????????????????????s. Foram aplicados questionários para os estudantes de 5 escolas estaduais de Lavras (total de 340 alunos), para investigar seus conhecimentos sobre o assunto de modo a reconhecer quais TIC????????????????????????????????s são mais comumente utilizadas por eles também foram realizadas entrevistas com 5 professoras de Química atuantes em escolas estaduais de Lavras, para investigar suas relações com as TIC????????????????????????????????s, analisar se e como esse tema esteve presente na formação inicial das mesmas, bem como investigar a utilização das Tecnologias no contexto de trabalho. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com predominância de categorias emergentes (ou estabelecidas a posteriori). Os dados indicam que os estudantes participantes desta pesquisa apresentam concepções diversas a respeito do uso das TIC????????????????????????????????s, pois a maioria relaciona o uso de tecnologias ao auxílio de ações cotidianas, como consultas e pesquisas dentre os recursos citados por eles, grande parte apresenta características como vídeos, fotos e sites educacionais no entanto, muitos alunos demonstraram interesse no uso de recursos com finalidade educativa, dentre eles, as vídeoaulas. Portanto, nota-se pelos resultados obtidos, que os(as) estudantes têm em grande parte, o domínio de recursos tecnológicos para comunicação e interação, possivelmente por serem nativos digitais. Já as professoras possuem relações de aproximação com discussões acerca do uso de TIC????????????????????????????????s, todas consideram importante o uso das TICs e possuem visões críticas a respeito deste uso também acenam que as TIC????????????????????????????????s podem auxiliar para o rompimento do ensino tradicional e a partir de uma problematização e reflexão de seu uso, é possível considerar as TIC????????????????????????????????s como ferramenta aliada para o desenvolvimento do Ensino de Química por uma abordagem investigativa. Portanto, os dados indicam que mesmo com pouco contato com discussões de cunho teórico- metodológico a respeito do uso de TICs, as professoras possivelmente vêm construindo conhecimentos marcados pelo viés da experiência.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20201201410117

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44892

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Francyene Souza Portela e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo