SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO ENTRE SABERES ESTABELECENDO RELAÇÕES A PARTIR DE ASPECTOS PROFISSIONAIS, COTIDIANOS E CIENTÍFICOS.

Autoria de: Luiza Figueira de Siqueira

Orientação de: Paulo Ricardo da Silva

Coorientação de: Josefina Aparecida de Souza

Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva

Primeiro membro da banca: Rita de Cássia Suart

Segundo membro da banca: Juliana de Andrade Santiago

Palavras-chaves: Ciência x Sabedoria Popular, Ensino de Ciências, Plantas Medicinais, Pesquisa Ação, DIM

Data da defesa: 02/09/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 11/09/2020

Data da publicação: 11/09/2020

Referência: Siqueira, L. F. d. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO ESPAÇO DE ARTICULAÇÃO ENTRE SABERES ESTABELECENDO RELAÇÕES A PARTIR DE ASPECTOS PROFISSIONAIS, COTIDIANOS E CIENTÍFICOS.. 2020. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Pretendeu-se neste trabalho analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida no Ensino Médio Noturno para a formação científica dos estudantes, investigando as relações estabelecidas entre trabalho, estudo e vida pessoal de jovens e adultos, bem como a reflexão dos estudantes a respeito da ciência, do senso comum e da sabedoria popular, considerando o contexto específico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa possui caráter qualitativo e inspiração na Pesquisa-Ação, considerando que a autora atuou como pesquisadora e regente das aulas e as ações foram desenvolvidas a partir da parceria entre todos (as) envolvidos (as), caracterizando uma relação horizontal e flexível ao longo de seu desenvolvimento. A sequência de aulas foi desenvolvida no segundo semestre de 2019, na disciplina DIM (Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho), em um contexto composto majoritariamente por adultos, em uma escola da rede estadual da cidade de Lavras ?? MG. Nas aulas desenvolveram-se reflexões sobre as

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20201201410750

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45229

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luiza Figueira de Siqueira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo