SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: O USO DE TICs PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018.

Autoria de: Thalyta Azevedo de Moraes

Orientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva

Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Segundo membro da banca: Karina Caixeta Scalco

Palavras-chaves: Material Didático, PNLD, Química, Tabela Periódica, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Data da defesa: 21/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 26/06/2021

Data da publicação: 26/06/2021

Referência: Moraes, T. A. d. O USO DE TICs PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018.. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Vivemos em um mundo permeado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação computadores, celulares, redes sociais, sites diversos, que somados a aplicativos tornam as informações mais acessíveis, a comunicação instantânea, possibilitando novas formas de ensinar e aprender. Partindo dessa premissa, o objetivo desse trabalho foi caracterizar e analisar o usoindicação de TIC??s em conteúdos relacionados a Tabela Periódica (TP). Foram analisadas cinco coleções de livros de Química aprovados pelo PNLD-2018, a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo. Foram estabelecidas três categorias a) quais os tipos de TICs utilizadas b) como as tecnologias aparecem no texto e c) orientações para o aluno ou professor. Ao todo, foram analisados onze capítulos das coleções e os resultados indicam um total de trinta tecnologias utilizadasindicadas, sendo as principais uso de imagens, vídeos, sites de pesquisa, computadoressoftwares e reportagens. As TIC??s encontradas são, em sua maioria, utilizadas como forma de auxílio a resolução de atividades e material de estudo complementar. A partir dos dados obtidos foi possível verificar que, os recursos tecnológicos sugeridos são amplamente direcionados aos alunos. Deste modo, o professor possui papel fundamental como mediador no uso destes materiais, uma vez que faz-se necessário a avaliação dessas TIC??s em relação a qualidade e adequação ao planejamento didático.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20202201320551

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47517

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thalyta Azevedo de Moraes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo