SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DE UM ESTUDO DE CASO ELABORADO PARA O COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II NO ENSINO SUPERIOR VISANDO A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Autoria de: Vitoria Eduarda Assis de Brito

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Profa. Dra. Rita de Cássia Suart

Primeiro membro da banca: Profa. Dra. Marianna Meirelles Junqueira

Segundo membro da banca: Prof. Dr. Marcio Pozzobon Pedroso

Palavras-chaves: Ensino Superior, Química Analítica, Estudo de Caso, Sequência de Aulas, Pensamento Crítico.

Data da defesa: 29/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 30/06/2021

Data da publicação: 30/06/2021

Referência: Brito, V. E. A. d. ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DE UM ESTUDO DE CASO ELABORADO PARA O COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II NO ENSINO SUPERIOR VISANDO A PROMOÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O processo de aprendizagem no ensino de química ainda tem sido voltado para uma perspectiva mais tradicional, pautado em uma aprendizagem mecânica que pouco favorece a construção do conhecimento. Assim também acontece no Ensino Superior, faltam investigações quanto a metodologias e estratégias que estimulem os alunos a serem protagonistas em sala de aula. Nesse sentido, buscando investigar esta etapa do processo formativo, o presente trabalho objetivou a análise das potencialidades da metodologia de Estudo de Caso (EC) no ensino superior, por meio do componente curricular Química Analítica Experimental II nos cursos de bacharelado e licenciatura em Química, visando a promoção do Pensamento Crítico (PC). Para isso, foi elaborado um Caso hipotético e planejada uma Sequência de Aulas (SA) para orientar os alunos em sua resolução, contando com algumas estratégias de ensino e atividades que podem auxiliar os alunos na tomada de decisão. Neste trabalho foi analisado o caso elaborado, tendo em vista a caracterização

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20202201710203

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47521

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitoria Eduarda Assis de Brito e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo