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Título: O USO DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL UM ESTUDO INICIAL INSERIDO NA DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II ENVOLVENDO TITULAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO

Autoria de: Pedro Micael de Castro Caputo

Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira

Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Primeiro membro da banca: Marcio Pozzobon Pedroso

Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Palavras-chaves: Ensino por investigação, Experimentação, Titulações de oxirredução, Tipos de perguntas, Habilidades cognitivas.

Data da defesa: 31/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/04/2021

Data da publicação: 05/04/2021

Referência: Caputo, P. M. d. C. O USO DA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL UM ESTUDO INICIAL INSERIDO NA DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II ENVOLVENDO TITULAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO. 2021. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a inserção de uma atividade investigativa na disciplina de Química Analítica Experimental II da Universidade Federal de Lavras, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Para tal, foram propostos Roteiros de Estudos Orientados (REOs), produzidos conjuntamente entre o autor deste trabalho, sua orientadora e os professores da disciplina, a fim de auxiliar os estudantes na construção do conhecimento a respeito das titulações de oxirredução. Os dados analisados referem-se aos discentes matriculados na turma do curso de licenciatura em Química. Buscou-se analisar as propostas de atividades experimentais elaboradas pelos estudantes, os tipos de perguntas contidas no REO disponibilizado pelo professor e, também, os níveis cognitivos manifestados pelos estudantes ao responderem tais perguntais. Com isso, os resultados apontaram que a proposição de um número elevado de perguntas do tipo P3 pode estar diretamente relacionada com a manifestação de habilidades cognitivas de alta ordem. Porém, observou-se, também, que os estudantes tiveram grande persistência em enxergar os roteiros experimentais como inalteráveis, fato que pode ser relacionado com o modelo tradicional de educação que os estudantes estão acostumados. Ainda, é perceptível a dificuldade que os estudantes tiveram em proporem experimentos com os reagentes, vidrarias e equipamentos limitados no REO, fato que pode ter sido influenciado pelo atual contexto de ensino remoto. Por fim, a inserção dessas atividades investigativas mostrou-se promissora em proporcionar a manifestação de diferentes tipos de habilidades, como também, de possibilitar aos estudantes reflexões nos quais eles não são habituados a ter.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20202201710204

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47043

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Micael de Castro Caputo e Universidade Federal de Lavras

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