SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE RELATO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORIENTADA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Título alternativo: EDUCATION, SCHOOL AND SOCIETY ANALYSIS OF ELEMENTS OF A TEACHING SEQUENCE BASED ON HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY IN THE CONTEXT OF TEACHER EDUCATION

Autoria de: Felipe Fernandes Silva

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Coorientação de: Carolina de Souza Oliveira

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Camila Oliveira Lourenço

Segundo membro da banca: Mariana Nayara Bonilha de Andrade

Palavras-chaves: Educação, Escola, Sociedade, Formação de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica

Data da defesa: 26/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 01/12/2021

Data da publicação: 01/12/2023

Referência: Silva, F. F. EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE RELATO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ORIENTADA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: No espectro da educação, vivenciamos hoje uma modalidade de ensino de caráter excepcional, em decorrência da pandemia do coronavírus, e que contempla somente uma parcela da sociedade que dispõe da infraestrutura necessária para sua viabilização o chamado ensino remoto. Ao buscar entender esse movimento de exclusão através da história, constata- se que essa condição não é especial de nosso tempo. Historicamente, a grande maioria dos brasileiros e brasileiras estiveram às margens da educação. Nesse sentido, se estamos nos organizando num movimento que objetive uma educação emancipatória, torna- se imprescindível que busquemos apreender em que medida se estabelecem as relações entre educação, escola e a sociedade. Enquanto uma das sínteses que buscam compreender esse fenômeno de forma crítica, e repensar estratégias para que nos entendamos nesse movimento rumo a verdadeira liberdade, está a Pedagogia Histórico-Crítica. Fora a partir de uma leitura dela, e de uma interpretação a respeito da prática pedagógica hi

Abstract: In the education spectrum, we are currently experiencing an exceptional teaching modality, due to the pandemic of the coronavirus, and that contemplates only a portion of society that has the necessary infrastructure for its viability the so-called remote education. In trying to understand this movement of exclusion throughout history, we can see that this condition is not unique to our time. Historically, the vast majority of Brazilians have been on the margins of education. In this sense, if we are organizing ourselves in a movement that aims at a quality education for all, it is essential that we try to understand to what extent the relationships between education, school, and society are established. Critical Historical Pedagogy is one of the syntheses that seeks to understand this phenomenon in a critical way, and to rethink strategies so that we understand ourselves in this movement towards true freedom. It was from a reading of it, and from an interpretation of the critical-historical pedagogical prac

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20211201611094

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Felipe Fernandes Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo