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Título: PROPOSTA DE SEPARAÇÃO DE ÂNIONS VOLTADA À DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA

Título alternativo: PROPOSED SEPARATION OF ANIONS FOR THE DISCIPLINE OF ANALYTICAL CHEMISTRY

Autoria de: Giovanna Victoria Vieira

Orientação de: Adelir Aparecida Saczk

Coorientação de: Bethania Leite Mansur

Presidente da banca: Adelir Aparecida Saczk

Primeiro membro da banca: Bethania Mansur Leite

Segundo membro da banca: Daiane Cássia Pereira Abreu

Terceiro membro da banca: Matheus Julien Ferreira Bazzana

Palavras-chaves: palavras-chave separação de ânions, marcha analítica, química analítica qualitativa, análise de íons, íons em estudo.

Data da defesa: 03/12/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 04/12/2021

Data da publicação: 04/12/2021

Referência: Vieira, G. V. PROPOSTA DE SEPARAÇÃO DE ÂNIONS VOLTADA À DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A disciplina de química analítica qualitativa, presente na estrutura curricular dos cursos de graduação em química, possui como base o estudo de cátions e ânions, bem como metodologias de separação e identificação dos mesmos. Essas metodologias envolvem reações ácido-base, de precipitação, de oxirredução de complexação e equilíbrio químico, além do estudo sobre a influência do pH sobre o meio reacional. Dessa forma, a disciplina busca dar suporte para que os estudantes de graduação tenham um pensamento crítico e autônomo diante de procedimentos experimentais que demandam a separação, identificação e destinação apropriada de cátions e ânions, que se comportam como poluentes ambientais. Espécies catiônicas são divididas sistematicamente em grupos que facilitam os seus estudos, no entanto, as espécies aniônicas não são classificadas sistematicamente devido à ausência de propriedades físico-químicas comuns. Assim, a aprendizagem pode tornar-se deficiente, uma vez que apenas parte do estudo das reações e do comportamento dos íons são explorados. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi propor uma metodologia analítica qualitativa para a separação dos ânions hipoclorito (ClO¬¬-), agente ativo da comercialmente conhecida água sanitária, sulfito (SO32-), amplamente utilizado como conservante em vinhos, devido sua ação antioxidante e antibacteriana e ferrocianeto (Fe(CN)64-), comumente utilizado na síntese do pigmento azul da prússia. Dessa forma, foi obtida uma marcha analítica contendo a separação e caracterização para o grupo proposto, tornando-se um material conveniente para ser utilizado em aulas práticas da graduação. O ânion ferrocianeto teve sua separação e identificação de forma direta e efetiva, pois através da adição do cloreto de ferro, formou-se um precipitado característico de azul da prússia. O precipitado de hipoclorito demandou aquecimento por quarenta minutos até formação característica do óxido de chumbo de coloração marrom. Por fim, a separação e caracterização do íon sulfito ocorreu por meio da precipitação do ânion na forma de sulfito de chumbo, no qual foi solubilizado pela adição de ácido nítrico diluído. A solubilização do precipitado deixou em solução íons sulfato, que foram caracterizados por meio da reação de oxirredução com íons dicromato. Para estudos futuros, visa-se a melhora da caracterização do ânion sulfito. Além disso, as escassas reações de identificação do íon citado limitaram o procedimento.

Abstract: The discipline of qualitative analytical chemistry, present in the curriculum of undergraduate courses in chemistry, is based on the study of cations and anions, as well as methodologies of separation and identification of them. These methodologies involve acid-base reactions, precipitation, complexion, oxidoreduction and chemical equilibrium, in addition to the study on the influence of pH on the reaction medium. Thus, the discipline seeks to provide support so that undergraduate students have a critical and autonomous thinking in relation to experimental procedures that require the separation, identification and proper destination of cations and anions, which behave as environmental pollutants. Cationic species are systematically divided into groups that facilitate their studies, however anionic species are not systematically classified due to the absence of common physicochemical properties. Thus, learning can become deficient, since only part of the study of the reactions and behavior of ions is explored. Thus, the objective of this work was to propose a qualitative analytical methodology for the separation of hypochlorite anions (ClO-), active agent of¬¬ commercially known bleach, sulphite (SO32-), widely used as a preservative in wines, due to its antioxidant and antibacterial and ferrocyanide action (Fe(CN)64-),commonly used in the synthesis of the pigment of Prussia blue. Thus, an analytical march containing the separation and characterization for the proposed group was obtained, becoming a suitable material to be used in practical classes of the undergraduate. The ferrocyanide anion had its separation and identification in a direct and effective way, because through the addition of the iron cleft, a characteristic precipitate of Prussian blue was formed. The hypochlorite precipitate required heating for forty minutes until characteristic formation of brown-coloured lead oxide. Finally, the separation and characterization of the sulfite ion occurred through the precipitation of the anion in the form of lead sulphite, in which it was solubilized by the addition of dilute nitric acid. The solublization of the precipitate left in solution ions sulfate, which were characterized by the reaction of oxidoreduction with dichromate ions. For future studies, the aim is to improve the characterization of sulfite anion. In addition, the scarce ion identification reactions cited limited the procedure.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20211201611107

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54290

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giovanna Victoria Vieira e Universidade Federal de Lavras

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