SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DE QUÍMICA PARTICIPANTES DO PIBID E RP SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO

Autoria de: Fabiana Moreira de Carvalho

Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira

Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira

Palavras-chaves: dimensões, lúdico, jogos, educação básica, formação de professores

Data da defesa: 02/12/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 07/12/2021

Data da publicação: 07/12/2021

Referência: Carvalho, F. M. d. CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DE QUÍMICA PARTICIPANTES DO PIBID E RP SOBRE O USO DE JOGOS NO ENSINO MÉDIO . 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho aborda o uso de jogos nas aulas de Química, buscando compreender esse emprego pelo olhar de licenciandos e professores de química participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e RP (Residência Pedagógica). Considerando este contexto, entende-se que é importante que os professores de química reconheçam a real interpretação da educação lúdica para que possam usar os jogos nas aulas de química de modo a favorecer a aprendizagem. Para reconhecer algumas concepções dos licenciandos e professores, foi aplicado um questionário online com perguntas abertas e fechadas contando com a participação de dez licenciandos participantes dos projetos PIBID e RP e dois professores em exercício, sendo supervisor e preceptor respectivamente dos projetos. As respostas foram analisadas por meio de análise de conteúdo considerando as dimensões lúdicas propostas por Lima (2015). Um jogo usado em uma aula pode contribuir como um recurso facilitador nos processos de ensino e apre

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20211201620553

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53969

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabiana Moreira de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo