SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: AVALIAÇÃO DO USO DAS TICs E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE ESTADUAL NO ENSINO REMOTO

Autoria de: Wanderleia Fernanda Silva

Orientação de: Renata Reis Pereira

Presidente da banca: Renata Reis Pereira

Primeiro membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Palavras-chaves: ensino remoto emergencial, professores de química, tecnologias educacionais, educação, desafios

Data da defesa: 30/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Silva, W. F. AVALIAÇÃO DO USO DAS TICs E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REDE ESTADUAL NO ENSINO REMOTO. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO A pandemia causada pelo novo coronavírus acarretou muitas mudanças nas instituições de ensino. Dentre essas mudanças podemos destacar a transformação das atividades presenciais em atividades remotas. Neste novo contexto os docentes tiveram que reinventar suas estratégias utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como recurso principal em suas atividades. O objetivo da pesquisa foi investigar sobre o uso de recursos tecnológicos pelos professores durante o trabalho não presencial e analisar se houve alteração nas horas trabalhadas pelos docentes na pandemia se comparadas com as horas de trabalho presencial. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados um questionário virtual no Google Forms de caráter anônimo e voluntário, sendo destinado aos professores de Química das escolas estaduais de Lavras ??MG. A partir da análise dos dados da pesquisa foi possível concluir que a maioria dos professores não recebeu formação voltada para o uso das TICs durante o ensino remoto emergencial e que apesar disso, esses docentes não apresentaram dificuldades no uso delas, pois a maioria já fazia uso desses recursos. A partir da pesquisa foi possível inferir que durante o trabalho remoto os professores passaram a usar mais recursos tecnológicos em suas atividades se comparadas com as atividades presenciais e que houve aumento na carga de trabalho deles durante o trabalho remoto.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20211201710212

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53925

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Wanderleia Fernanda Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo