SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: REFLEXÕES SOBRE UMA AULA DE QUÍMICA COM O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Título alternativo: REFLECTIONS ON A CHEMISTRY CLASS WITH THE CROSS-CUTTING ENVIRONMENTAL THEME BASED ON CRITICAL-HISTORICAL PEDAGOGY AN EXPERIENCE REPORT ON TEACHER TRAINING

Autoria de: João Paulo Rodrigues da Silva

Orientação de: Marina Battistetti Festozo

Coorientação de: Carolina de Souza Oliveira

Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo

Primeiro membro da banca: Cleber Paulo Andrada Anconi

Segundo membro da banca: Camila Oliveira Lourenço

Palavras-chaves: ensino de química, plano de aula, própolis verde, pedagogia histórico-crítica, cana-de-açúcar

Data da defesa: 26/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 04/12/2021

Data da publicação: 04/12/2021

Referência: Silva, J. P. R. d. REFLEXÕES SOBRE UMA AULA DE QUÍMICA COM O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICOCRÍTICA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar, por meio de um relato de experiência, a produção de um plano de aula de química fundado na Pedagogia Histórico-Crítica, que buscou em sua realização, incorporar, elucidar e problematizar elementos da própria prática pedagógica da PHC na formação de professores. Nesse trabalho, é adotada a metodologia de pesquisa qualitativa compreendendo que para entender os elementos presentes na construção e desenvolvimento de um processo educativo é necessária uma análise acerca de relações estabelecidas entre os participantes, suas elaborações, expressões, interpretações, aspectos que não podem ser meramente quantificáveis, e, portanto, a pesquisa qualitativa pode contribuir para análise. A prática pedagógica foi efetiva em apresentar elementos da Pedagogia Histórico-Crítica, pois foi perceptível para os alunos que esta aponta os problemas que estão presentes na realidade, propõe uma instrumentalização desses problemas no sentido de conhecê-los melhor, apontar suas raízes, e abrir caminho para a abordagem de conteúdos científicos que são fundamentais para esse processo de compreensão dos problemas da prática social e propor soluções. Conceber a matearilação das ideias pedagógicas de uma pedagogia crítca na prática contribuiu para compreendê-la ainda mais, conhecendo suas potencializades e dificuldades, os novos desafios para além da teoria.

Abstract: This paper aims to present and analyze, through an experience report, the production of a chemistry lesson plan based on Critical-Historical Pedagogy, which sought in its realization, incorporate, elucidate and problematize elements of the very pedagogical practice of PHC in teacher training. In this work, the qualitative research methodology is adopted, understanding that in order to understand the elements present in the construction and development of an educational process, it is necessary to analyze the relations established among the participants, their elaborations, expressions, interpretations, aspects that cannot be merely quantified, and, therefore, qualitative research can contribute to the analysis. The pedagogical practice was effective in presenting elements of Critical Historical Pedagogy, as it was perceptible to the students that this points out the problems that are present in reality, proposes an instrumentalization of these problems in order to know them better, point out their roots, and open the way for the approach of scientific contents that are fundamental for this process of understanding the problems of social practice and propose solutions. Conceiving the assimilation of the pedagogical ideas of a critical pedagogy in practice contributed to understand it even more, knowing its potentials and difficulties, the new challenges beyond the theory.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20211201711154

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54318

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: João Paulo Rodrigues da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo