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Título: ABORDAGEM CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS UMA ANÁLISE DE LIVROS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS UTILIZADOS NO NOVO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Título alternativo: CTSA APPROACH IN TEACHING BOOKS AN ANALYSIS OF BOOKS IN THE AREA OF NATURE SCIENCES AND THEIR TECHNOLOGIES USED IN NEW HIGH SCHOOL IN THE PUBLIC EDUCATION NETWORK

Autoria de: Elisangela Rezende

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Rita de Cassia Suart

Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Palavras-chaves: Contextualização, CTSA, Ensino de Química, Livro Didático, Novo Ensino Médio

Data da defesa: 03/05/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 05/05/2022

Data da publicação: 05/05/2022

Referência: Rezende, E. ABORDAGEM CTSA EM LIVROS DIDÁTICOS UMA ANÁLISE DE LIVROS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS UTILIZADOS NO NOVO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2022. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Esta pesquisa se propôs a realizar uma análise de livros didáticos da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, direcionados ao Ensino Médio, na perspectiva da Educação CTSA com o objetivo de investigar a relação dos conteúdos apresentados com o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de forma a compreender como os livros utilizados na rede pública de ensino, que são recomendados pelo Ministério da Educação através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), abordam a contextualização CTSA nos conteúdos apresentados. Para isso, os procedimentos metodológicos tiveram como base a pesquisa qualitativa, a coleta de dados pautou-se na pesquisa documental e a análise dos dados caracterizou-se pela Análise de Conteúdo. A pesquisa se deu por meio da análise de 3 livros didáticos, com base nos referenciais de Marcondes et al. (2009) e Silva e Marcondes (2010), por meio de critérios para identificar níveis de contextualização no conteúdo apresentado pelos livros didáticos analisados, são eles Evolução e Universo (LOPES ROSSO, 2020), Terra e Equilíbrios (THOMPSOM et al., 2020) e O Conhecimento Científico (Amabis et al., 2020). A pesquisa se constituiu em identificar de que forma foi abordada a contextualização pautada nas concepções CTSA no conteúdo apresentado pelo material. A partir das análises realizadas, identificamos que os livros ainda apresentam uma abordagem resistente em fugir do ensino mais tradicional. A maioria de seus conteúdos não apresenta uma preocupação com fatores que contemplem o campo científico e tecnológico, bem como suas implicações sociais e ambientais, de forma a articular o ensino de Química com esta abordagem.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20212201321199

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55004

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Elisangela Rezende e Universidade Federal de Lavras

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