SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE MOLÉCULA MANIFESTADAS NAS DISCIPLINAS QUÍMICA ORGÂNICA I E II DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LAVRASMG 2022

Autoria de: Flavio Andrade Faria

Orientação de: Renata Reis Pereira

Presidente da banca: Renata Reis Pereira

Primeiro membro da banca: Rita de Cassia Suart

Segundo membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Palavras-chaves: Ensino de Química, perfil conceitual, molécula, zonas do perfil conceitual, Química Orgânica

Data da defesa: 27/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 06/05/2022

Data da publicação: 06/05/2022

Referência: Faria, F. A. ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE MOLÉCULA MANIFESTADAS NAS DISCIPLINAS QUÍMICA ORGÂNICA I E II DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LAVRASMG 2022. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Perfis conceituais são construídos para um determinado conceito e são constituídos por várias zonas, que são representações de um modo particular de pensar sobre esse conceito, relacionada a uma forma particular de falar. Neste trabalho buscamos investigar como as seis zonas do perfil conceitual de molécula, estabelecido por Pereira (2020) são manifestadas nas disciplinas de Química Orgânica I e II de um curso de licenciatura em Química. Analisamos se há a predominância de algumas formas de falar e modos de pensar que estariam associados a essa área da química. Aplicamos um questionário com seis perguntas discursivas, que tratavam de conceitos estudados durante as disciplinas, com o intuito de investigar como os estudantes manifestavam, em suas respostas, formas de falar e modos de pensar sobre o conceito de molécula. Posterior a análise, para a organização dos dados, foram construídos gráficos através do software EXCEL, que buscaram evidenciar, em porcentagem, o número de vezes que esses modos e formas de falar e pensar apareceram nas respostas dos estudantes, sendo essas definidas como a frequência de manifestação. Após análise do questionário percebemos que houve uma maior frequência de manifestação das zonas átomos geometricamente arranjados, composicionista e interacionista, possivelmente pelo fato dessas disciplinas lidarem muito com mecanismos de reações e interações entre moléculas e suas propriedades. Observamos também a existência de respostas híbridas nos questionários, evidenciando que os estudantes apropriam dessa multiplicidade de sentidos que a ciência apresenta, demonstrando a presença de um entendimento conceitual característico do perfil, em que eles utilizam de variadas zonas para resolverem o problema apresentado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20212201611103

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55005

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flavio Andrade Faria e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo