SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DE CASO EM UM COMPONENTE CURRICULARDE QUIMÍCA ORGÂNICA I DOMÍNIOS CTSA PRESENTES NAS RESOLUÇÕES PROPOSTAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE QUÍMICA.

Autoria de: Daniela Aparecida Pamplona

Orientação de: Marianna Meirelles Junqueira

Coorientação de: Josefina Aparecida de Souza

Presidente da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Primeiro membro da banca: Sérgio Scherrer Thomasi

Segundo membro da banca: Renata Reis Pereira

Terceiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Palavras-chaves: Estudo de Caso, CTSA, Química Orgânica, Ensino Superior, Ensino e aprendizagem.

Data da defesa: 27/07/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 03/08/2022

Data da publicação: 03/08/2022

Referência: Pamplona, D. A. DESENVOLVIMENTO DE UM ESTUDO DE CASO EM UM COMPONENTE CURRICULARDE QUIMÍCA ORGÂNICA I DOMÍNIOS CTSA PRESENTES NAS RESOLUÇÕES PROPOSTAS POR ESTUDANTES DO CURSO DE QUÍMICA.. 2022. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O ensino de química ainda permeia um modelo de ensino tradicional, focado na memorização de fórmulas e conceitos, a qual o professor é visto como detentor de conhecimento e os alunos se tornam passivos em seu processo de aprendizagem. Por consequência, é essencial repensar metodologias de ensino que contribuem para a formação dos alunos, tornando-os os principais responsáveis pela sua aprendizagem. Assim é necessário propor atividades problematizadoras, que desafiem os alunos e despertem seu interesse, ocorrendo discussões entre aluno-aluno e aluno-professor, com levantamento de hipóteses, argumentação e resolução do problema solicitado. Na perspectiva de propor um ensino contextualizado e problematizador que visa uma aprendizagem mais efetiva do aluno, foi proposto a aplicação de um Estudo de Caso(EC) na disciplina de Química Orgânica I (GQI-106), que aconteceu remotamente. O caso envolveu a proposta de uma síntese de uma molécula que poderia originar um novo medicamento para depressão, doença muito comum n

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20221201810275

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniela Aparecida Pamplona e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo