SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: A MULTIMODALIDADE E OS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM VÍDEO-AULAS PARA O ENSINO SUPERIOR COM O CONTEÚDO DE FÍSICO-QUÍMICA DE INTERFACES

Autoria de: Isabela Vieira Fernandes

Orientação de: Renata Reis Pereira

Presidente da banca: Renata Reis Pereira

Primeiro membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Segundo membro da banca: Guilherme Max Dias Ferreira

Palavras-chaves: Multimodalidade, Níveis do conhecimento químico, Ensino Superior, Físico-Química, Vídeo-aulas.

Data da defesa: 16/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 22/09/2022

Data da publicação: 22/09/2022

Referência: Fernandes, I. V. A MULTIMODALIDADE E OS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM VÍDEO-AULAS PARA O ENSINO SUPERIOR COM O CONTEÚDO DE FÍSICO-QUÍMICA DE INTERFACES . 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Neste trabalho buscamos analisar as influências do uso dos diferentes modos semióticos (fala, imagem e texto) e dos níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, submicroscópico e simbólico), durante a construção dos conhecimentos desenvolvidos em vídeo-aulas para o ensino superior com o conteúdo de Físico-Química de Interfaces. As vídeo-aulas analisadas estavam disponíveis na plataforma do YouTube, desde o ano de 2020. Selecionamos vídeo-aulas que abordavam o conteúdo de Físico-Química de Interfaces pois essas, em comparação com as demais vídeo-aulas disponíveis na plataforma sobre outros conteúdos, utilizavam mais os modos semióticos imagem, fala e escrita, em conjunto e também possuíam um tempo total menor de duração. As quatro vídeo-aulas desse conteúdo foram, primeiramente, divididas em episódios, resultando em um total de 69 episódios. Em seguida foram selecionados para a análise 6 episódios, sendo que estes, abordavam os diferentes níveis do conhecimento químico, continham os três modos semióticos (fala, escrita e imagem) e a construção do conhecimento dependia desses diferentes modos. Os resultados obtidos após as análises dos episódios deixaram evidente a importância de se desenvolver aulas multimodais para o ensino superior e que utilizassem os diferentes níveis do conhecimento químico, visto que, quando o professor emprega a multimodalidade no desenvolvimento de suas ideias, auxilia os estudantes a acompanhar seu raciocínio e consequentemente construir os significados do que está sendo abordado. Nos episódios em que o professor utiliza mais um modo semiótico em detrimento de outro, ou usa apenas um modo semiótico, a construção do conhecimento fica mais complexa, demandando do estudante a criação, por conta própria, de representações que o auxiliem a acompanhar o raciocínio do professor. Entendemos que quando o estudante não recebe direcionamentos para a criação dessas representações, é possível que elas sejam desenvolvidas de maneira equivocada, dificultando a aprendizagem. Pensando especificamente que os conceitos trabalhados no conteúdo de Físico-Química de interfaces, como um todo, são de alta abstração, é necessário, portanto, o uso de representações para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas representações mentais de maneira correta e consequentemente na construção de seu conhecimento, deixando as discussões da disciplina menos complexas. Dessa forma, entendemos que é necessário que o professor tenha conhecimento a respeito dos diversos modos semióticos para que possa usá-los em conjunto e dos diferentes níveis de conhecimento e representações para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, consideramos ser de extrema importância que essas discussões estejam cada vez mais presentes no ensino superior, uma vez que, muitas das dificuldades apontadas por estudantes universitários podem ser superadas ao utilizar essas diferentes estratégias.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20221201810591

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabela Vieira Fernandes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo