SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DA METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA

Autoria de: Mateus Oliveira Silva

Orientação de: Rita de Cassia Suart

Presidente da banca: Rita de Cássia Suart

Primeiro membro da banca: Josefina Aparecida de Souza

Segundo membro da banca: Marianna Meirelles Junqueira

Palavras-chaves: Estudo de Caso, Pensamento Crítico, CTSA, Modelo de Kortland, Motivação

Data da defesa: 14/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/03/2023

Data da publicação: 16/03/2023

Referência: Silva, M. O. O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DA METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA. 2023. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O ensino de Química ainda persiste de forma mais tradicional e voltado para a memorização de fórmulas e conceitos em grande parte das escolas no ensino básico. Dessa forma, nessa pesquisa buscou-se utilizar da metodologia de Estudo de Caso, juntamente com uma contextualização CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente), como forma de romper com o ensino tradicional e colocar os alunos como protagonistas do seu aprendizado, mediando os alunos a desenvolverem diferentes habilidades cognitivas, relacionadas ao Pensamento Crítico. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública, e demonstrou potencial para o desenvolvimento do Pensamento Crítico a partir do uso da metodologia de Estudo de Caso e contextualização CTSA, podendo ser inferido a partir dos resultados obtidos. O Caso desenvolvido para esta pesquisa, conta a história de um pai que precisa sustentar seus filhos na faculdade e decide produzir cachaça, porém, seu produto fica ruim e a principal problemática do Caso é que a cana-de-açúcar utilizada para produzir a cachaça foi irrigada com água salobra. Nesse sentido, trabalhou-se com os alunos conceitos de Temperatura de Fusão, Temperatura de Ebulição, Substância Simples, Substância Composta, Fases de uma Mistura, Destilação, Densidade, Oxidação, Descarte de lixo, Poluição e Reutilização. A análise foi feita com 10 alunos de Química do Ensino Médio, a partir de Questionários respondidos pelos estudantes, sendo que os dois primeiros foram elaborados segundo o Modelo de Kortland (1996). O referencial utilizado para análise foram categorias reelaboradas a partir de Fernandes et al., (2019). O sucesso da metodologia se deu, também, ao uso da abordagem investigativa, que motivou os alunos a participarem e se engajarem nas discussões propostas. Trabalhos que procurem metodologias de ensino que rompam com o ensino tradicional devem ser cada vez mais pesquisados, como forma de promover uma aprendizagem significativa para os alunos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20222201810588

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mateus Oliveira Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo