SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COM O TEMA PESTICIDAS EM AULAS DE QUÍMICA AMBIENTAL DO ENSINO SUPERIOR

Autoria de: Mauricio Souza Novais

Orientação de: Renata Reis Pereira

Presidente da banca: Renata Reis Pereira

Primeiro membro da banca: Filippe Elias de Freitas Soares

Segundo membro da banca: Paulo Ricardo da Silva

Palavras-chaves: jogos, jogo didático, pesticidas, agrotóxicos, química ambiental.

Data da defesa: 07/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/03/2023

Data da publicação: 16/03/2023

Referência: Novais, M. S. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COM O TEMA PESTICIDAS EM AULAS DE QUÍMICA AMBIENTAL DO ENSINO SUPERIOR. 2023. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: De tabuleiros a videogames, os jogos estão e sempre estiveram presentes na sociedade desde os tempos mais antigos. Por serem capazes de proporcionar diversão e permitir o exercício do raciocínio e da imaginação, os jogos têm sido cada vez mais aliados à prática de ensino. Essa junção se dá exatamente pela união entre a função lúdica e a capacidade de promover o aprendizado. Desse modo, o presente trabalho propôs a elaboração e a aplicação de um jogo didático, com foco no tema Pesticidas. O jogo intitulado ??Batalha com Pesticidas?? trata de um jogo de cartas, com o objetivo principal de trabalhar a temática pesticidas, englobando a classificação toxicológica dos compostos, riscos ambientais e à saúde, ao passo que envolve os jogadores em partidas que requerem reflexões sobre suas escolhas de cartas e os possíveis riscos associados ao uso de determinados compostos. O jogo foi aplicado na disciplina de Química Ambiental, na Universidade Federal de Lavras, para uma turma de 18 estudantes do curso de Química (licenciatura e bacharelado) como método avaliativo dos conteúdos aprendidos nas aulas sobre Pesticidas. A aplicação foi registrada por meio de filmagem, as falas foram transcritas e os discursos analisados. Através das transcrições obtidas com as filmagens, foi possível perceber que o jogo promoveu debates embasados em Química Ambiental, criou relações entre os conteúdos aprendidos e os desafios presentes no jogo, ao passo que envolveu os estudantes durante a partida, permitindo momentos de aprendizagem, embora tenha sido utilizado para avaliar conhecimentos, além de promover a competitividade e permitir a busca e utilização de conhecimentos, aprendidos na disciplina, para a superação dos desafios propostos no jogo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20222201811197

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mauricio Souza Novais e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo