SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Química (Licenciatura)

Título: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE EMOÇÕES EXPERIMENTADAS EM AULAS DE QUÍMICA

Autoria de: Ana Carolina Silva

Orientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva

Primeiro membro da banca: Renata Reis Pereira

Segundo membro da banca: Debora Castro de Souza

Palavras-chaves: afetividade, dimensão docente, emoções, ensino médio, ensino de química

Data da defesa: 25/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Silva, A. C. PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE EMOÇÕES EXPERIMENTADAS EM AULAS DE QUÍMICA. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A Química é vista como abstrata e de difícil compreensão por parcela considerável dos estudantes, de maneira que nas últimas décadas o número de pesquisas na área cresceu consideravelmente, muitas em busca de novas estratégias para diversificação das aulas, pois a diversidade de estudantes pode implicar em diferentes formas de aprender. Porém, além das metodologias, devemos olhar para as emoções sentidas pelos estudantes em aula, pois elas podem criar um ambiente mais ou menos favorável para a aprendizagem, contribuindo para o interesse ou desinteresse dos alunos pela matéria. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar as percepções dos estudantes do ensino médio sobre as emoções experimentadas nas aulas de Química. Os sujeitos desta investigação foram estudantes do 1º e 3º ano do ensino médio regular de uma escola estadual de Lavras, Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado no final do ano letivo de 2022, com perguntas majoritariamente dissertativas. Utilizou-se a

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20231201911078

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo