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Título: CIÊNCIA E KEMET DISCUTINDO O ENSINO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autoria de: Guilherme Gerrit Avelar Zorgdrager Van Opbergen

Orientação de: Paulo Ricardo da Silva

Presidente da banca: Paulo Ricardo da Silva

Primeiro membro da banca: Renata Reis Pereira

Segundo membro da banca: Paulo Sérgio Castilho Preté

Palavras-chaves: Antirracismo, Egito Antigo, Ensino de Ciências, Epistemicídio, África

Data da defesa: 12/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 14/12/2023

Data da publicação: 14/12/2023

Referência: Opbergen, G. G. A. Z. V. CIÊNCIA E KEMET DISCUTINDO O ENSINO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DECOLONIAL. 2023. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A ciência atual ainda é fortemente marcada pela ideologia colonialista, acarretando dificuldades em compreender outras histórias, por exemplo, das civilizações e a influência de outros povos na construção do conhecimento. Um exemplo disso é o Egito (Kemet), que contribuiu profundamente para a consolidação da religião, filosofia, estrutural social etc., mas infelizmente esses aspectos ainda são ensinado a partir da Europa ou da visão europeia da história. Os processos históricos da região explicam o sucateamento e o declínio dessa civilização, visto que o Egito passou por diversas invasões (pelos gregos, persas, romanos etc.). Ainda, mesmo séculos depois, a Europa tentou buscar alternativas para ocultar os feitos históricos e seus conhecimentos. Nesse sentido, apontamos a necessidade de estudos atuais que abordem outras perspectivas e valores no intuito de ampliar o entendimento sobre a influência das primeiras civilizações (em grande maioria africanas) ao mundo atual. Visto isso, o objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento de pesquisas que destacam as contribuições do Egito para a ciência e a partir dos textos desenvolver uma proposta de intervenção para o âmbito escolar, com foco interdisciplinar e decolonial. A obtenção de informações foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico na base de dados web of science, usando os termos ??Egypt (title)??, ??History?? e ??Science?? . Inicialmente, foram encontrados 141 trabalhos, publicados entre 1963 e 2023, dentre os quais selecionamos cinco artigos que abordavam temas diversos, envolvendo ciências da natureza e ciências humanas para um estudo mais aprofundado com vistas a sustentar a proposta de ensino, que foi construída realizando uma discussão antirracista sobre novas perspectivas para o âmbito escolar, como a descolonização dos currículos, a interdisciplinaridade e a educação para as relações étnico-raciais. Cabe ressaltar que este trabalho não teve o foco de aplicação da proposta, mas de apresentar reflexões e possibilidades para o ambiente escolar. Portanto, através da elaboração do trabalho, foi possível evidenciar diversos aspectos, como o racismo estrutural, influência do colonialismo, o impacto da ciência iluminista e a importância da educação antirracista. Por fim, pode se assumir que a produção e veiculação de conhecimentos científicos ainda apresentam muitas barreiras a serem vencidas e, esperamos que o presente trabalho contribua para fomentar perspectivas de superação deste cenário.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
quimica_licenciatura/20232201910376

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G013 - QUÍMICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Guilherme Gerrit Avelar Zorgdrager Van Opbergen e Universidade Federal de Lavras

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