SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Sistemas de Informação

Título: ESTÁGIO EM UMA FINTECH ATUAÇÃO COMO ANALISTA DE NEGÓCIOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB DE CONCILIAÇÃO FINANCEIRA

Título alternativo: TRAINING AT A FINTECH ACTING AS A BUSINESS ANALYST IN DEVELOPING A FINANCIAL CONCILIATION WEB APPLICATION

Autoria de: Natacha Carvalho Leite

Orientação de: Andre Grutzmann

Presidente da banca: André Grützmann

Primeiro membro da banca: Renata Teles Moreira

Segundo membro da banca: Flávio Nascimento Souza

Palavras-chaves: abordagens ágeis, engenharia de software, analista de negócios, product owner, estágio

Data da defesa: 25/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 10/12/2019

Data da publicação: 10/12/2019

Referência: Leite, N. C. ESTÁGIO EM UMA FINTECH ATUAÇÃO COMO ANALISTA DE NEGÓCIOS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB DE CONCILIAÇÃO FINANCEIRA. 2019. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O primeiro desafio quando se pensa em desenvolver um software é entender o que precisa ser feito, ou seja o domínio do problema. Depois disso precisa-se pensar qual a solução para este problema. O papel do Analista de Negócios envolve esse entendimento e ainda engloba oito trabalhos essenciais, dentre eles conhecer as pessoas envolvidas, estudar o contexto da organização e do produto (de software), desenvolver os requisitos, avaliar alternativas de solução, apoiar o desenvolvimento, preparar o ambiente para receber esse novo software e até mesmo acompanhar o uso desse software em produção. O objetivo do estágio se norteou nesses trabalhos essenciais que foi desenvolvido em seis meses em uma Fintech de Gestão Financeira, onde o resultado foi um software de conciliação bancária que se tornou um produto na carta de serviços da Fintech em questão. Todo desenvolvimento se baseou no Framework Scrum.

Abstract: The first challenge when thinking about developing software is to understand what needs to be done, ie the domain of the problem. After that one needs to think about the solution to this problem. The role of the Business Analyst involves this understanding and also encompasses eight key assignments, including knowing the people involved, studying the context of the organization and the product (software), developing the requirements, evaluating solution alternatives, supporting development, preparing the environment to receive this new software and even track the use of this software in production. The purpose of the internship was guided by this core work which was developed in six months at a Fintech Financial Management, where the result was bank reconciliation software that became a product in the Fintech letter of service in question. All development was based on the Scrum Framework.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
sistemas_de_informacao/20192201510381

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44756

Curso: G014 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Natacha Carvalho Leite e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo