SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Sistemas de Informação

Título: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE JOGOS EDUCATIVOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO BRASIL

Autoria de: Gabriela Rodrigues Zacarias

Orientação de: Bruno de Abreu Silva

Coorientação de: Mauricio Ronny de Almeida Souza

Presidente da banca: Bruno de Abreu Silva

Primeiro membro da banca: Mauricio Ronny de Almeida Souza

Segundo membro da banca: Paulo Afonso Parreira Junior

Terceiro membro da banca: Arthur Henrique Sousa Cruz

Palavras-chaves: Jogos, Educação, Dispositivos móveis, Ensino, Matemática

Data da defesa: 28/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 02/08/2023

Data da publicação: 02/08/2023

Referência: Zacarias, G. R. MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE JOGOS EDUCATIVOS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO BRASIL. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura que tem como objetivo ana- lisar pesquisas existentes sobre o uso de jogos educativos em dispositivos móveis para a apren- dizagem de matemática. A matemática é uma disciplina fundamental no ensino, porém, tem enfrentado desafios no que diz respeito ao seu ensino efetivo. Diante disso, a busca por mé- todos inovadores e eficazes de ensino e aprendizagem tem se tornado uma constante. Nesse contexto, os jogos educativos em dispositivos móveis têm se destacado como ferramentas peda- gógicas inovadoras e atraentes para engajar os alunos na aprendizagem matemática. O estudo identificou 12 artigos relevantes que exploraram o uso de jogos móveis para a aprendizagem de matemática, sendo a maioria deles voltada para crianças e abrangendo conceitos de matemática básica. Em sua grande maioria, foram utilizados dispositivos com sistema operacional Android, por sua grande aderência. Além disso, foi possível identificar que há um feedback consideravel- mente positivo advindo dos alunos, confirmando a teoria de que a introdução dos dispositivos foi sim, benéfica para o seu aprendizado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
sistemas_de_informacao/20231201820932

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G014 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriela Rodrigues Zacarias e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo