SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Zootecnia

Título: EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO EM VACAS NELORE GESTANTES NO PERÍODO DA SECA SOBRE O DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DAS PROGÊNIES TERMINADAS EM CONFINAMENTO COM DIETAS SEM E COM ADIÇÃO DE LIPÍDEOS.

Autoria de: Tiago Gonçalves Cuissi

Orientação de: Erick Darlisson Batista

Presidente da banca: Erick Darlisson Batista

Primeiro membro da banca: Germán Darío Ramírez Zamudio

Segundo membro da banca: Tathyane Ramalho Santos Gionbelli

Terceiro membro da banca: Priscilla Dutra Teixeira

Palavras-chaves: Bovino de Corte, Desempenho, Gordura Protegida, Programação Fetal, Terminação

Data da defesa: 29/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 16/12/2019

Data da publicação: 16/12/2019

Referência: Cuissi, T. G. EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO EM VACAS NELORE GESTANTES NO PERÍODO DA SECA SOBRE O DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DAS PROGÊNIES TERMINADAS EM CONFINAMENTO COM DIETAS SEM E COM ADIÇÃO DE LIPÍDEOS.. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho e características de carcaça de novilhos Nelore terminados com e sem gordura protegida no rúmen, filhos de vacas com e sem suplementação durante a segunda metade da gestação. Quarenta novilhos Nelore foram confinados em baias individuais com peso vivo inicial de 340 9,3 kg, distribuídos aleatoriamente em arranjo fatorial 2 x 2, com 10 animais por tratamento. Foram avaliados manejo nutricional das vacas gestantes nas progênies, sem suplementação (NSUP) e com suplementação (SUP) e dietas de terminação da progênie, sem gordura protegida no rúmen (NGPR) e com gordura protegida no rúmen (GPR). Os novilhos foram alojados em baias individuais por 135 dias, sendo a metade das progênies de vacas NSUP ou SUP, alimentadas com dieta NGPR (PB 14,4 e EE 2,8 da MS EM 2,80 Mcalkg) e dieta GPR (PB 14,4 e EE 7,6 da MS EM 2,98 Mcalkg). Para medidas do ganho médio diário (GMD), os novilhos foram pesados individualmente no início e no final do período experimental. Adicionalmente a dieta ofertada e sobras foram pesadas diariamente para cálculos de consumo de matéria seca (CMS) e eficiência alimentar (GF). Atingido o peso médio de 452 41,6 kg no fim do confinamento, estes foram abatidos. Foi avaliado peso de carcaça quente (PCQ), rendimento de carcaça quente (RCQ), e 24 horas após resfriamento em câmara, foi avaliado peso de carcaça fria (PCF), perdas por resfriamento de carcaça (PRC), área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS) e pH24h. Os dados foram analisados utilizando o procedimento PROC GLM MIXED do SAS, adotando (P 0,05). Não houve diferenças nas medidas de desempenho e na maioria das características de carcaça das progênies de vacas SUP em comparação àquelas NSUP (P 0,05). No entanto, o pH24h das carcaças das progênies de vacas SUP foi maior (P 0,01). Por outro lado, os novilhos alimentados com GPR tiveram menor CMS, GMD e AOL (P 0,01). Houve interação das dietas de terminação e manejo nutricional das vacas gestantes para o peso corporal final e PCF. Novilhos alimentados com GPR filhos de vacas NSUP apresentaram menor PC final e PCF, enquanto a suplementação lipídica não afetou o PC final e o PCF em progênie de vacas SUPP (P 0.04). Conclui-se que a suplementação das vacas na segunda metade da gestação não afeta o GMD, a eficiência alimentar e as características de carcaça das progênies. No entanto, a alta inclusão de gordura protegida no rúmen em dietas de confinamento diminuiu o desempenho dos novilhos, assim como, AOL.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
zootecnia/20192201321192

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44314

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tiago Gonçalves Cuissi e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo