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Título: ATUAÇÃO DO ZOOTECNISTA COMO PROMOTOR DE ACESSIBILIDADE EM CENTROS EQUESTRES NO BRASIL

Título alternativo: ZOOTECHNISTS PERFORMANCE AS A PROMOTER OF ACCESSIBILITY IN EQUESTRIAN CENTERS IN BRAZIL

Autoria de: Hugo Pereira Antonio

Orientação de: Francisco Duque de Mesquita Neto

Presidente da banca: Francisco Duque de Mesquita Neto

Primeiro membro da banca: Raquel Silva de Moura

Segundo membro da banca: Cláudia Sophia Leschonski

Terceiro membro da banca: Felipe Amorim Caetano de Souza

Palavras-chaves: Equinos, nutrição, treinamento, zootecnia, inclusão social.

Data da defesa: 06/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 31/08/2020

Data da publicação: 31/08/2020

Referência: Antonio, H. P. ATUAÇÃO DO ZOOTECNISTA COMO PROMOTOR DE ACESSIBILIDADE EM CENTROS EQUESTRES NO BRASIL. 2020. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: A equideocultura é uma atividade que tem relevada importância para o agronegócio brasileiro e mundial. Graças ao seus atributos profissionais, o zootecnista vem se destacando também nesta atividade, sendo qualificado para atuar nas áreas de nutrição, alimentação, manejo de solo, formação de pastagens, biotecnologia da reprodução, melhoramento animal e saúde e bem-estar animal, atendendo assim às constantes demandas exigidas pelo mercado do cavalo. Para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas, a acessibilidade, que é o acesso livre e seguro destas pessoas a locais públicos ou privados deve incluir também os centros equestres, a fim de proporcionar a este público o contato com os cavalos. Esta deverá ser uma preocupação constante e crescente dos gestores e proprietários de centros equestres. Desta maneira, realizou-se um estágio com o objetivo de aprimorar os conhecimentos teórico-práticos sobre equideocultura. Entender a realidade de um centro equestre é essencial para atuar na promoção de acessibilidade neste tipo de ambiente para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O estágio foi realizado na Universidade do Cavalo (UC), localizada na cidade de Salto de Pirapora, SP. A mesma possui um plantel com aproximadamente 60 animais para doma ou treinamento, bem como aqueles utilizados na escola de equitação e em cursos de aprimoramento básico e avançado de equitação. Nesta experiência prática do estágio, remeti-me à falta de acessibilidade vivenciada em toda a minha trajetória na lida com os cavalos. Decidi então erguer a bandeira e juntar os temas acessibilidade, zootecnia e equideocultura, o que parecia muito distante. O pontapé inicial foi dado no décimo sétimo Encontro internacional de Horsemanship da UC, com a palestra que fui convidado a proferir, intitulada ??Acessibilidade em Centros Equestres??. Na mesma, relatei resumidamente minha convivência com os cavalos e como realizo todas as atividades e obrigações diárias nisto incluídas. Uma vez que sou cego, o uso da sensibilidade é minha principal ferramenta para manejar e montar os cavalos. Pude abordar este assunto para um público expressivo, inserido no mercado e na atividade equestre. É possível afirmar que, em se tratando de cavalos, os conhecimentos adquiridos, sejam teóricos, práticos ou técnicos, só fazem sentido vivendo os cavalos. Para que isto funcione, é importante que eles caminhem lado a lado com a acessibilidade em centros equestres.

Abstract: Horse breeding and management is an important activity in agribusiness, at both Brazilian and international level. Due to their professional predicates, zootechnists stand out also in this field, being qualified to work with equine nutrition, soil and pasture management, reproductive biotechnology, genetic improvement and animal health and well-being, thus responding to constant demands placed by the equine industry. For disabled people or those with reduced mobility, accessibility, meaning free and safe access of these people to public or private locations, must also induce equestrian establishments, to enable this public??s contact with horses. This should be a constant and growing aim of owners and managers of equestrian facilities. Therefore, the author carried out an internship aiming to enhance theoretical and practical knowledge in equine management. To understand an equestrian facility??s reality is paramount towards promoting accessibility for disabled people in this kind of environment. The internship took place at Universidade do Cavalo (UC ?? The Horse University), located in Salto de Pirapora, São Paulo state, Brazil. UC houses a herd of approximately 60 horses being started and in training, as well as those used in the riding school, management and horsemanship courses. During this internship experience, I was reminded and encouraged to comment about the lack of accessibility experienced during my whole life working with horses. I thus decided to engage myself in this topic, combining the themes accessibility, zootechnics and horse husbandry, which at first seemed quite distant from each other. The kickoff happened during UC??s seventeenth international horsemanship meeting, where I was invited to speak on the topic ??Accessibility in Equestrian Centers??. There, I briefly reported my experience with horses, and how I accomplish all associated daily tasks and activities. Being blind, using sensibility is my main tool for handling and riding horses. I had the opportunity to bring this subject to an expressive horse-related public, in the several branches of equestrian activities. It is possible to state that, where horses are concerned, all knowledge acquired ?? be it theoretical, practical or technical ?? makes sense only when living a real equestrian routine. For this to work, these topics must go side by side with accessibility in equestrian facilities.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
zootecnia/20201201711966

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45206

Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Hugo Pereira Antonio e Universidade Federal de Lavras

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