Título: EFEITOS DO MÉTODO DE PROCESSAMENTO DO MILHO E DA FONTE DE UREIA SOBRE A DIGESTÃO DE NUTRIENTES, PARÂMETROS SANGUÍNEOS E BALANÇO DE NITROGÊNIO DE TOUROS NELORE EM TERMINAÇÃO
Autoria de: Gabriela Dias Rezende
Orientação de: Erick Darlisson Batista
Presidente da banca: Erick Darlisson Batista
Primeiro membro da banca: Priscilla Dutra Teixeira
Segundo membro da banca: Rayane Aparecida Lino
Palavras-chaves: Confinamento, bovinos de corte, terminação, milho, ureia
Data da defesa: 21/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 22/07/2023
Data da publicação: 22/07/2025
Referência: Rezende, G. D. EFEITOS DO MÉTODO DE PROCESSAMENTO DO MILHO E DA FONTE DE UREIA SOBRE A DIGESTÃO DE NUTRIENTES, PARÂMETROS SANGUÍNEOS E BALANÇO DE NITROGÊNIO DE TOUROS NELORE EM TERMINAÇÃO. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Avaliamos como as interações entre os métodos de processamento do milho (milho moído fino ou milho reconstituído e ensilado) e as fontes de uréia (uréia convencional e uréia de liberação pós-ruminal) podem alterar a digestibilidade dos nutrientes e o metabolismo de bovinos Nelore terminados em confinamento. Oitenta touros Nelore (26 meses de idade peso corporal inicial 388 -45,7 kg) foram distribuídos aleatoriamente em 28 baias (7 baiastratamento 6 baias com 3 touros 1 baia com 2 touros). Os tratamentos foram aplicados da seguinte forma 1) milho moído fino (MM) com ureia convencional (U MMU) 2) milho moído reconstituído e ensilado (MR) com U (MRU) 3) milho moído com ureia de liberação pós-ruminal (ULP MMULP), e 4) MR com ULP (MRULP).Não houve interações (P 0. 34) para consumo voluntário dos constituintes dietéticos e digestibilidades aparentes (P 0,12), exceto uma tendência na digestibilidade da MS e FDN (tendência, P 0,09 e 0,08, respectivamente). Touros alimentados com MR tiveram maior DOM (P 0,03) do que aqueles alimentados com MM. Em relação à digestibilidade aparente, os touros alimentados com dietas com MR apresentaram maiores digestibilidades de MS, MO, PB e amido (P 0,01) em comparação com aqueles alimentados com dietas contendo MM. Quando os touros foram alimentados com dietas ULP, a digestibilidade do amido foi maior do que aqueles alimentados com U (P 0,001). Em resumo, as dietas à base de silagem de grãos de milho reconstituída apresentaram maior digestibilidade da matéria orgânica, impulsionada principalmente pela disponibilidade de amido, sem afetar o consumo de ração. Além disso, a excreção fecal de N, a retenção de N e a eficiência de utilização foram aumentadas quando os touros foram alimentados com dietas à base de RCS. Como a ureia alimentar foi substituída pela ureia de liberação pós-ruminal, a digestibilidade do amido aumenta. Independentemente do método de processamento, a liberação pós-ruminal de ureia melhora a retenção de N e a eficiência de N ( ingestão de N ou digestão de N), o que parece que essa fonte de ureia promove melhores efeitos anabólicos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriela Dias Rezende e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo