Título: MANEJO E BEM-ESTAR DE BOVINOS DE CORTE IMPACTO NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR E NA DECISÃO DE COMPRA
Autoria de: Gabriela Aparecida Lemos Rosa
Orientação de: Tathyane Ramalho Santos Gionbelli
Coorientação de: Carlos Eduardo do Prado Saad
Presidente da banca: Tathyane Ramalho Santos Gionbelli
Primeiro membro da banca: Carlos Eduardo do Prado Saad
Segundo membro da banca: Lígia Ferreira de Souza
Palavras-chaves: Certificação de origem, Pecuária, Questionário, Sustentabilidade, Sistemas
Data da defesa: 26/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 10/07/2025
Data da publicação: 10/07/2025
Referência: Rosa, G. A. L. MANEJO E BEM-ESTAR DE BOVINOS DE CORTE IMPACTO NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR E NA DECISÃO DE COMPRA . 2025. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A pesquisa investigou de que forma o manejo e o bem-estar dos bovinos na pecuária de corte impactam as atitudes e decisões dos consumidores ao adquirirem algum corte cárneo. Por meio da aplicação de um questionário online a 76 participantes, foram obtidas informações sociodemográficas, hábitos de consumo e grau de entendimento acerca do bem-estar animal (BEA). Os resultados indicaram que, embora uma parte significativa dos consumidores reconheça a importância do BEA, essa percepção nem sempre se reflete nas decisões de compra, devido à falta de informações sobre a origem da carne ou a limitações financeiras. A maior parte dos participantes era formada por jovens adultos, com uma predominância do sexo feminino e um elevado nível de escolaridade. Embora 75 dos envolvidos declarem estar familiarizados com o conceito de BEA e 67,1 disseram ter conhecimento dos sistemas de produção animal, 43,4 não costumam conferir a procedência da carne que consomem, o que aponta uma divergência entre a percepção e a prática de consumo consciente. O modelo de produção mais vinculado ao bem-estar foi o Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), citado por 47,4 dos entrevistados. Em relação à valorização da certificação, 71,1 dos entrevistados manifestaram-se dispostos a gastar um valor superior pela carne que possua selo de bem-estar, sendo que a maioria pagaria um acréscimo de até 10. Em uma situação hipotética em que os preços da carne certificada e da não certificada sejam iguais, todos os entrevistados escolheriam a carne certificada, evidenciando uma significativa tendência ética pelo BEA. Assim, conclui-se que promover o bem-estar vai além de uma demanda moral, sendo também uma estratégia para valorizar o produto, aumentar a confiança do consumidor e incentivar uma pecuária mais sustentável. A formação do consumidor, a transparência na cadeia produtiva e o avanço nas certificações são elementos essenciais para alinhar a intenção e o comportamento de compra.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriela Aparecida Lemos Rosa e Universidade Federal de Lavras
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