Título: INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSES DE eCG EM PROTOCOLOS DE IATF E DO ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL NO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE FÊMEAS DE CORTE
Autoria de: Thais Cardoso de Freitas
Orientação de: Jose Camisao de Souza
Presidente da banca: José Camisão de Souza
Primeiro membro da banca: Caio Donizetti Queiroz Alves
Segundo membro da banca: Natália Martins Barbosa
Palavras-chaves: eficiência reprodutiva, reprodução bovina, sincronização de estro, taxa de ovulação, taxa de prenhez
Data da defesa: 26/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 12/12/2025
Data da publicação: 12/12/2025
Referência: Freitas, T. C. d. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSES DE eCG EM PROTOCOLOS DE IATF E DO ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL NO DESEMPENHO REPRODUTIVO DE FÊMEAS DE CORTE. 2025. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica fundamental para o melhoramento genético e a eficiência reprodutiva na pecuária de corte. A Gonadotrofina Coriônica Equina (eCG) é amplamente utilizada em protocolos de IATF por seu efeito folículo-estimulante, promovendo o crescimento folicular final, e possibilitando melhor resposta a indutores de ovulação. Esta monografia foi elaborada com base em dados obtidos a campo e na revisão de estudos recentes sobre o uso de hormônio eCG e o escore de condição corporal (ECC) em vacas de corte. Os dados coletados pelo autor tiveram como objetivo avaliar os efeitos da administração de eCG, com doses entre 1,5 mL (± 300 UI) e 1,8 mL (±360 UI) em protocolos de IATF, sobre a taxa de prenhez em fêmeas de corte da raça Nelore e Tabanel (Bos indicus) e Angus (Bos tauros), com atenção especial à interação com o ECC. O trabalho foi conduzido em fazendas da região de Lavras ?? MG, por meio de um experimento no qual fêmeas foram distribuídas em dois grupos sendo o grupo tratamento e o controle, onde receberam doses variadas de eCG, durante o protocolo da 2ª e 3ª inseminação da estação de monta 2425. O diagnóstico de gestação foi realizado via ultrassonografia com 30 dias após a IA, e os animais foram classificados quanto ao ECC de 1 a 5 e agrupados em subgrupos de fêmeas com escore que 3 e fêmeas com escore ? a 3. Os dados coletados a campo foram analisados estatisticamente por teste de T ?? Student e não apresentaram associação significativa entre a taxa de prenhez de animais submetidos ao tratamento com dose maior de eCG, e nem obteve associação significativa em relação ao efeito do ECC na prenhez dos animais. Concluiu - se que para este trabalho, a prenhez não foi influenciada pelo tratamento utilizado indicando a existência de outros fatores não incluídos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G002 - ZOOTECNIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thais Cardoso de Freitas e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo