SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: PRODUÇÃO DE CARVÃO ATIVADO A PARTIR DO ENDOCARPO LENHOSO DE SYAGRUS ROMANZOFFIANA (JERIVÁ) APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTE

Autoria de: Sofia Andrade e Souza

Orientação de: Lizzy Ayra Alcantara Verissimo

Coorientação de: Ana Cristina Freitas de Oliveira Meira

Presidente da banca: Lizzy Ayra Alcântara Veríssimo

Primeiro membro da banca: Ana Cristina Freitas de Oliveira Meira

Segundo membro da banca: Cleiton Antônio Nunes

Palavras-chaves: Carvão Ativado, Adsorção, Efluente, Jerivá, Syagrus Romanzoffiana

Data da defesa: 24/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 25/06/2019

Data da publicação: 25/06/2019

Referência: Souza, S. A. e. PRODUÇÃO DE CARVÃO ATIVADO A PARTIR DO ENDOCARPO LENHOSO DE SYAGRUS ROMANZOFFIANA (JERIVÁ) APLICAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTE. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A busca por materiais precursores para a produção de carvão ativado que sejam de baixo custo vem sendo investigada, juntamente com a aplicação dos carvões para o tratamento de efluentes. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral produzir um carvão ativado a partir do endocarpo lenhoso de Syagrus Romanzoffiana (jerivá) e avaliar o seu potencial de uso no tratamento de efluentes via adsorção. O material precursor foi caracterizado quanto aos teores de cinzas e avaliado quanto à termogravimetria (TGA). Os carvões foram preparados pelo método de ativação química, utilizando o ácido fosfórico (H3PO4) como agente de ativação. O rendimento do carvão ativado produzido foi calculado e este foi caracterizado quanto ao TGA, calorimetria exploratória diferencial (DSC), ponto de carga zero (PCZ), capacidade de troca iônica, teor de cinzas, espectroscopia infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os carvões foram aplicados no tratamento de efluentes obtidos da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Verificou-se que o material precursor possui teor de 0,6514 de cinzas e o rendimento do carvão produzido foi de 43,53. A análise de TGA indicou uma perda de massa em três etapas do material precursor, associadas à perda de água (81,65 ºC), degradação da celulose (256,04 ºC) e da lignina (430,06 ºC) até a carbonização do material. O PCZ correspondeu ao pH igual a 2,0, caracterizando o carvão como ácido e com maior conteúdo de grupos ácidos. A capacidade de troca iônica com a superfície do carvão foi igual a 0,13 molkg e o teor de cinzas do carvão foi de 0,9505. Na análise de área superficial (BET) e porosidade verificou-se a predominância de mesoporos e uma área superficial grande de 1526,56 m²g. Através do MEV observou-se que o carvão ativado possui uma superfície rugosa e irregular. Por meio dos ensaios de adsorção verificou-se que o carvão ativado foi eficiente no tratamento do efluente, foi feito uma análise de variância (ANOVA) seguida do teste de comparação de médias Tukey (p0,05) em que todos os parâmetros avaliados (DBO, DQO, cor e turbidez) foram afetados significativamente. O endocarpo lenhoso de jerivá apresentou potencial para ser utilizado como material precursor do carvão ativado, apresentando potencial para serem empregados para adsorção de efluente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20191201311068

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44043

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sofia Andrade e Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo