SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: ESTUDO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA CÃES, EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO (MG) CLASSIFICAÇÃO E TRATAMENTOS

Autoria de: Geovana Souza Silva

Orientação de: Roney Alves da Rocha

Presidente da banca: Roney Alves da Rocha

Primeiro membro da banca: Ellen Cristina de Souza

Segundo membro da banca: Paula Giarolla Silveira

Palavras-chaves: Resíduos industriais, minimização, gerenciamento ambiental, educação ambiental, pgrs

Data da defesa: 26/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 01/07/2019

Data da publicação: 01/07/2019

Referência: Silva, G. S. ESTUDO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS PARA CÃES, EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO (MG) CLASSIFICAÇÃO E TRATAMENTOS. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Os resíduos sólidos são resultados de todos os processos da atividade humana. Atualmente, as indústrias em geral têm como preocupação o gerenciamento de resíduos sólidos industriais adequado, já que estes podem causar futuros problemas ao meio ambiente e à saúde pública, além de significarem perda econômica e de eficiência. A melhor alternativa para o gerenciamento de resíduos é a sua não geração, mas como nenhum processo é cem porcento eficiente, as indústrias devem investir em alternativas de minimização da geração de resíduos. O gerenciamento de resíduos sólidos envolve as etapas de segregação, classificação, acondicionamento, transporte e disposição final. Devido a importância do conhecimento dos resíduos industriais e de suas origens, o presente trabalho tem como objetivo analisar a geração de resíduos sólidos no processo produtivo e seus tratamentos, avaliando os aspectos atuais do gerenciamento de resíduos sólidos da empresa em estudo, visando propor ações e medidas de minimização. O estudo foi realizado em uma indústria de alimentos para cães no município de São Sebastião do Paraíso (MG). Para atender o objetivo do trabalho, a metodologia adotada foi desenvolvida em cinco etapas. Foi realizado um levantamento bibliográfico que auxiliou a parte teórica do trabalho e uma descrição da unidade industrial escolhida para o estudo. Posteriormente, foi elaborado o levantamento de dados determinantes para o trabalho, a partir de um diagnóstico dos resíduos sólidos gerados nos diferentes setores do processo produtivo. Os resíduos sólidos gerados foram classificados segundo a NBR 100042004 da ABNT, com a finalidade de auxiliar na última etapa de proposição de alternativas para a minimização da geração de resíduos sólidos. Os resultados indicaram que a empresa em questão gera duas tipologias de resíduos, resíduos classe IIA e resíduos classe I. Encontrou-se problemas de segregação, manejo e de infraestrutura que não condizem com o transcrito no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e estão em desacordo com as legislações ambientais vigentes. A principal medida que deve ser adotada pela empresa é a educação ambiental de seus colaboradores, visando a importância da conscientização e mudanças de atitudes. Investindo no gerenciamento adequado de resíduos e em práticas para a minimização da geração, a empresa aumenta a sua eficiência e sua competitividade e reduz os impactos ambientais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20191201320500

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43788

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Geovana Souza Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo