SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: CARACTERIZAÇÃO DE CRIOGÉIS SINTETIZADOS COM POLIACRILAMIDA E MUCILAGEM DE ORA-PRO-NOBIS (PERESKIA ACULEATA MILLER)

Título alternativo: CHARACTERIZATION OF CRYOGEL MADE WITH POLYACRYLAMIDE AND ORA-PRO-NOBIS MUCILAGE (PERESKIA ACULEATA MILLER)

Autoria de: Thamires Teixeira Valentim

Orientação de: Lizzy Ayra Alcantara Verissimo

Coorientação de: Ana Cristina Freitas de Oliveira Meira

Presidente da banca: Lizzy Ayra Alcântara Veríssimo

Primeiro membro da banca: Ana Cristina Freitas de Oliveira Meira

Segundo membro da banca: Jaime Vilela de Resende

Terceiro membro da banca: Isabelle Cristina Oliveira Neves

Quarto membro da banca: Mariana Oliveira Mendes

Palavras-chaves: Criogéis supermacroporosos, Mucilagem de ora-pro-nobis, Caracterização, Polímeros naturais, Monômeros sintéticos.

Data da defesa: 20/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/05/2021

Data da publicação: 24/05/2021

Referência: Valentim, T. T. CARACTERIZAÇÃO DE CRIOGÉIS SINTETIZADOS COM POLIACRILAMIDA E MUCILAGEM DE ORA-PRO-NOBIS (PERESKIA ACULEATA MILLER). 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Os criogéis são matrizes contínuas e porosas obtidas através da polimerização de precursores em temperatura de congelamento. Os criogéis têm se destacado devido às suas características como biocompatibilidade e alta porosidade. Muitos estudos têm sido desenvolvidos visando o aperfeiçoamento de sua composição, estrutura e capacidade de adsorção. Desta forma, o objetivo do trabalho foi desenvolver e caracterizar criogéis supermacroporosos de poliacrilamida adicionados de mucilagem de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller). Inicialmente, a síntese dos criogéis foi realizada à -12 ?C por meio da criopolimerização de acrilamida (Aam), N, N??-metileno-bis-acrilamida (MBAAm), mucilagem de ora-pro-nóbis (OPN) e ácido cítrico em diferentes concentrações. Observou-se que a estrutura característica de uma matriz porosa foi obtida quando se empregou na elaboração do criogel 1,185 g de AAm, 0,1588 g de MBAAm, 0,0794 g de mucilagem de OPN e 0 g de ácido cítrico. Em seguida, visando avaliar o efeito de diferentes temperaturas de polimerização na estruturada do criogel, este tratamento foi submetido à polimerização a -12 oC, -9 oC e -1,5 oC. O melhor resultado foi obtido realizando a polimerização à -12 ?C. Os criogéis provenientes destas otimizações foram caracterizados morfologicamente visando quantificar sua porosidade (0,9480 ± 0,0020), fração de macroporos (0,5822 ± 0,0151), fração de micro e mesoporos (0,3659 ± 0,0145), fração de água ligada (0,0072 ± 0,0008), fração de polímero seco (0,0447 ± 0,0019), capacidade de inchamento (21,3979 ± 0,9334 kg kg-1), grau de expansão (26,3602 ± 0,9165 L kg-1), tamanho dos poros (20 - 141 µm) e módulo de Young (1,582 ± 0,127 Mpa). Também foi realizada uma caracterização química dos criogéis através da espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Por meio desta análise foi possível confirmar a presença da mucilagem de OPN na estrutura do criogel, uma vez que picos nas regiões 1113 cm-1 e 1040 cm-1 referentes a ligações C-O-C presentes em polissacarídeos foram observados. Por fim, foi feita uma caracterização térmica por calorimetria diferencial de varredura (DSC) visando identificar eventos térmicos. Os adsorventes produzidos apresentaram características morfológicas semelhantes à de criogéis convencionais de poliacrilamida acrescidos de monômero alil glicidil éter (AGE). Desta forma, nota-se que a adição de mucilagem de ora-pro-nóbis possibilitou sintetizar criogéis isentos do monômero alil glicidil éter e reduzidos em monômero N, N??-metileno-bis-acrilamida.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20202201320498

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47249

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thamires Teixeira Valentim e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo