SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: Comportamento do consumidor em relação a cafés especiais fermentados

Autoria de: Fernanda Vilela Alves

Orientação de: Rosane Freitas Schwan

Coorientação de: Nádia Nara Batista

Presidente da banca: Rosane Freitas Schwan

Primeiro membro da banca: Ana Paula Pereira Bressani

Segundo membro da banca: Maria Gabriela Cruz Pedrozo Miguel

Terceiro membro da banca: Silvia Juliana Martinez Gelvez

Palavras-chaves: Consumo de Café, Cafés fermentados, Comportamento do Consumidor, Cafés especiais, Fermentação controlada

Data da defesa: 07/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 18/06/2021

Data da publicação: 18/06/2021

Referência: Alves, F. V. Comportamento do consumidor em relação a cafés especiais fermentados. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O Brasil é o maior produtor e um dos maiores consumidores de café do mundo. A qualidade da bebida do café é influenciada por fatores que incluem características genéticas, fatores geográficos, métodos de processamento pós-colheita, práticas agrícolas (colheita e separação dos frutos de café). O processamento pós-colheita do café permite a produção de grãos adequados para a torra, incluindo as etapas de fermentação, secagem e armazenamento. A etapa de fermentação tem a finalidade de diminuir a mucilagem dos grãos ou frutos e elevar a qualidade, sabor e atributos do café. Neste sentido, existem inovações nas técnicas pós-colheita referentes ao processo de fermentação do café que têm expressado melhoras na qualidade do produto. Algumas destas inovações são o uso de culturas iniciadoras e biorreatores que podem atribuir percepções desejáveis ao sabor e aroma do café. Visto que a produção de cafés especiais pode ser uma alternativa para o produtor agregar valor ao produto e aumentar a rentabilidade, o objetivo do presente estudo é avaliar os impactos do processamento pós-colheita do café na qualidade da bebida final, associados ao comportamento do consumidor em relação aos cafés especiais fermentados. A presente pesquisa possui uma abordagem descritiva e foi realizada a partir da aplicação de um questionário eletrônico, a fim de conhecer e determinar alguns fatores que influenciam no consumo e no comportamento do consumidor em relação aos cafés especiais fermentados. O questionário aplicado consiste em 29 perguntas no total. Foram obtidas as respostas de 1007 participantes e 78 responderam consumir café. Os resultados obtidos pela pesquisa são importantes, porque podem ajudar e direcionar os profissionais em relação a tendência do mercado e também podem controlar o produto ou serviços para se obter melhores resultados. O tipo de café que os participantes declararam mais consumir foi o arábica, seguido do robusta e 51 relataram desconhecer esses tipos de café. No geral, em relação aos cafés especiais fermentados, 87 dos participantes demonstraram grande interesse em experimentar um café com adição de microorganismos e de serem informados sobre estas questões. Dessa forma, é fundamental que os produtores de café percebam a importância da divulgação do produto, para que os consumidores sejam informados sobre os métodos de processamentos pós-colheita e consequentemente consumam mais os cafés especiais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20202201610609

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47324

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fernanda Vilela Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo