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Título: BARRAS PROTEICAS PERFIL DO CONSUMIDOR E ANÁLISE DOS COMPONENTES DOS RÓTULOS.

Título alternativo: POTEIC BARS CONSUMER PROFILE AND ANALYSIS OF LABEL COMPONENTS

Autoria de: Laiza Maria de Oliveira Ciabati

Orientação de: Elisangela Elena Nunes Carvalho

Coorientação de: Michele Nayara Ribeiro

Presidente da banca: Elisângela Elena Nunes Carvalho

Primeiro membro da banca: Michele Nayara Ribeiro

Segundo membro da banca: Ana Alice Andrade Oliveira

Palavras-chaves: Snacks saudáveis, Proteína, Ingredientes, Informações nutricionais, Conhecimento do consumidor

Data da defesa: 10/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/06/2021

Data da publicação: 15/06/2021

Referência: Ciabati, L. M. d. O. BARRAS PROTEICAS PERFIL DO CONSUMIDOR E ANÁLISE DOS COMPONENTES DOS RÓTULOS. . 2021. 57 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil do consumidor de barrinhas proteicas e a frequência que os ingredientes que compõem a formulação aparecem em seus rótulos. Foi realizada uma pesquisa online para identificar o perfil dos consumidores, seus hábitos e seu conhecimento sobre o produto consumido. Foram coletadas 265 respostas, sendo apenas 65 de consumidores de barrinhas de proteína. Os entrevistados foram questionados quanto aos seus hábitos de práticas esportivas, a compreensão de um alimento proteico e barrinhas proteica, o motivo do consumo, quais aspectos são de suma importância na hora de adquirir o produto e os fatores limitantes para o consumo de barrinha de proteína. Também foram analisados 114 rótulos de barrinhas de proteína, de marcas e sabores variados. Foram listados 374 ingredientes diferentes, que foram agrupados em 26 grupos em decorrência das suas similaridades. A análise de resultados do perfil consumidor foi realizada por meio de um teste estatístico não-paramétrico de Friedman e os ingredientes foram analisados a partir de teste de frequências absolutas e frequências relativas. Os dados mostraram que em sua maioria os consumidores de barrinhas de proteínas são praticantes de exercícios físicos e que tem um nível de conhecimento entre intermediário a alto. Em relação a alimentos proteicos e barrinhas de proteína, quando eles buscam uma barrinha de proteína eles se preocupam com a quantidade de proteína, as informações nutricionais e a praticidade de adquiri-las em pontos de venda. A maior dificuldade citada por eles para adquirir as barrinhas proteicas é o elevado custo que o produto apresenta. Na análise de ingredientes foi possível perceber que a proteína mais utilizada nas barrinhas é o soro de leite e outras sete classes de ingredientes tiveram uma alta presença nos rótulos. Conclui-se que o fator que limita o consumo de barrinha de proteína é o alto valor de comercialização da mesma, a falta de incentivo ao consumo de barrinhas proteicas, que o consumidor está preocupado com o que está consumindo e por esse motivo costuma a ler as informações nutricionais, lista de ingredientes e a quantidade de proteína que a barrinha oferece. Por não haver uma legislação que determina quais ingredientes devem compor a barrinha de proteína tem-se uma grande quantidade de ingredientes sendo utilizados na produção delas. Além disso, os rótulos não deixam claro se a barrinha de proteína é fonte de proteína ou se possuem alto teor de proteína, mesmo havendo uma legislação que classifica esse padrão.

Abstract: The objective of this work was to evaluate the profile of the protein bars consumer and the frequency that the ingredients that make up a compound composition on their labels. An online survey was carried out to identify the profile of consumers, their habits, and their knowledge of the product consumed. 265 responses were collected, only 65 of them from protein bar consumers. Respondents were asked about their sporting habits, understanding of a protein food and protein bar, the reason for consumption, which aspects are of paramount importance when purchasing the product, and the limiting factors for the consumption of a protein bar. We also identified 114 protein barriers of different brands and flavors, 374 different ingredients were corrected, these were grouped into 26 groups due to their similarities. An analysis of the results of the consumer profile was performed using a non-parametric the Friedman statistical test and the principles were imposed from the test of absolute frequencies and relative frequencies. The indispensable data is that most protein bar consumers are physical exercises and that they have an intermediate to high level of knowledge about protein foods and protein bars, when they look for a protein bar, they care about the amount of protein, nutritional information, and the convenience of acquiring them at points of sale. The biggest difficulty mentioned by them to acquire the protein bars is the high cost that the product presents. In the analysis of ingredients, it was possible to notice that the most used application in bars is whey and another seven classes have a high presence on the labels. It is concluded that the factor that limits the consumption of a protein bar is its high commercialization value, the lack of incentive to consume protein bars, that the consumer is concerned about what he is consuming, and, for this reason, he usually reads the nutritional information, ingredients list, and quantity of protein that the bar offers. Because there is no legislation that determines which products must make up the protein bar, there is a large number of ingredients used in their production and the labels do not make it clear if the protein bar is a source of protein or if they have a high content of protein, even though there is legislation that classifies this pattern.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20202201620170

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47335

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Laiza Maria de Oliveira Ciabati e Universidade Federal de Lavras

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