SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: MERCADO VEGANO E O IMPACTO NO CONSUMO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

Autoria de: Jessica Sayumi Morisugi Takemoto

Orientação de: Alcineia de Lemos Souza Ramos

Presidente da banca: Alcinéia de Lemos Souza Ramos

Primeiro membro da banca: Elisangela Elena Nunes Carvalho

Segundo membro da banca: Felipe Furtini Haddad

Palavras-chaves: Veganismo, Mercado Vegano, produtos à base de plantas, Plant based, Flexitariano

Data da defesa: 24/11/2012

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Takemoto, J. S. M. MERCADO VEGANO E O IMPACTO NO CONSUMO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O veganismo tem uma filosofia e um modo de vida que busca excluir dentro do possível e praticável, todas as formas de exploração e de crueldade com animais para alimentação, roupas ou outros fins. Esse movimento foi se expandindo ao longo dos anos e, hoje, estima-se que haja 79 milhões de veganos por todo o mundo, atraindo muitos simpatizantes com as mais variadas dietas. Com todo esse público e com seu rápido crescimento, com o investimento de diversas empresas grandes e startups, surge a dúvida se esse nicho está interferindo no mercado de produtos de origem animal. Assim, esse estudo buscou informações disponibilizadas por agências especializadas em análise de negócios para compreender o perfil de cada mercado e suas possíveis interações. Os dados indicam que os produtos à base de plantas estão com aumento das suas vendas anualmente e de investimentos, indicando a ascensão desse mercado. Entretanto, ao analisar dados de produtos de origem animal, para tentar visualizar alguma interferência, não é visível nenhuma mudança significativa ao longo dos anos. Os resultados indicam, ainda, que do total de consumidores de proteínas no mundo, apenas 2 consomem produtos à base de plantas e a maior parte desses consumidores são os ??flexitarianos??. A projeção, porém, indica que haverá salto para 11 até 2035. Considerando a maior industrialização dos produtos veganos e consequente queda nos preços, investimentos que vem recebendo, e aumento do público consumidor, é esperado que o mercado vegano se torne um competidor contra o mercado de produtos de origem animal, demonstrando impactos significativos na indústria.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20211201511416

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54198

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jessica Sayumi Morisugi Takemoto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo