SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia de Alimentos

Título: PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO AO USO DE ADITIVOS E SAUDABILIDADE EM HAMBÚRGUERES TRADICIONAIS E ANÁLOGOS VEGETARIANOS

Autoria de: Joao Marcos Faria Fonseca

Orientação de: Eduardo Mendes Ramos

Coorientação de: Isadora da Silva Ribeiro

Presidente da banca: Eduardo Mendes Ramos

Primeiro membro da banca: Isadora da Silva Ribeiro

Segundo membro da banca: Alcinéia de Lemos Souza Ramos

Palavras-chaves: segurança, carnes, vegetais, saudável, alimentação

Data da defesa: 22/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Fonseca, J. M. F. PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR QUANTO AO USO DE ADITIVOS E SAUDABILIDADE EM HAMBÚRGUERES TRADICIONAIS E ANÁLOGOS VEGETARIANOS. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A população mundial apresenta crescimento acelerado e estima-se que em 2023 a marca de 8 bilhões de pessoas poderá ser atingida. Com isso, a segurança alimentar vem se tornando cada vez mais um desafio para a indústria e, assim, o uso de aditivos alimentares se tornaram indispensáveis, auxiliando na diminuição do desperdício de matérias-primas e mantendo as características sensoriais do produto. Nos últimos anos, o Brasil apresentou aumento no número de pessoas adeptas ao vegetarianismo e a indústria de alimentos vem buscando maneiras de se adaptar a este novo mercado, desenvolvendo produtos plantbased análogos aos tradicionais um exemplo destes são hambúrgueres. Entretanto, é incerto se os consumidores desses mercados possuem conhecimento adequado sobre o uso de aditivos alimentares e se a saudabilidade é levada em consideração durante a compra de produtos plant-based. Sendo assim, coletar informações sobre o perfil destes consumidores é importante para entender o que eles pensam quanto ao uso de aditivos alimentares e sua influência na decisão de compra. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário on-line utilizando o Google Forms, segundo o modelo de recrutamento de Snowball. Como resultados mais expressivos tem-se que aproximadamente 59 dos entrevistados consideram aditivos alimentares como ????algo necessário para que se tenha produtos seguros e de qualidade????, 18,7 acreditam que são ????uma forma para mascarar ingredientes ruins????, 8 afirmar ser ????um dos princiapais causadores de doenças e reações indesejadas????. Além disso, 48 dos entrevistados acreditam que quanto maior a quantidade de aditivos em um alimento, pior ele será, 64 priorizam produtos com menos aditivos e 67,6 discordam que a saudabilidade está atrelada ao número de ativos em um produto vegetariano. Como conclusões teve-se que os entrevistados consideram o uso de aditivos importantes para a cadeia alimentar, além disso, o número de aditivos utilizados não deve ser o único fator levado em consideração ao definir a saudabilidade de um alimento, sendo que o governo federal e todas os profissionais envolvidos com alimentos, tais como engenheiros, cientistas de alimentos, tecnólogos, nutricionistas, entre outros poderiam melhorar a divulgação e discussão acerca do tema.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20211201611012

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54099

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joao Marcos Faria Fonseca e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo