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Título: Manual regulatório para novos produtos registro de produto, marca e rótulo.

Título alternativo: Regulatory manual for new products product, brand and label registration.

Autoria de: Lucas Siqueira dos Santos

Orientação de: Joao de Deus Souza Carneiro

Coorientação de: Luisa Pereira Figueiredo

Presidente da banca: João de Deus Souza Carneiro

Primeiro membro da banca: Ana Alice Andrade Oliveira

Segundo membro da banca: Maria Emília de Sousa Gomes

Palavras-chaves: indústrias, alimentos, inovação, legislações, regulamentação.

Data da defesa: 24/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Santos, L. S. d. Manual regulatório para novos produtos registro de produto, marca e rótulo.. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Em geral, as indústrias de alimentos buscam investir cada vez mais em inovação, a fim de acompanhar as mudanças que ocorrem rapidamente nos produtos em termos de embalagens, aditivos, edulcorantes, ingredientes, métodos de conservação, entre outros aspectos. Desse modo, as empresas tendem a inovar em seus produtos, processos e formas de gerenciamento para se manterem competitivas no mercado, ofertando produtos atrativos para os consumidores, de acordo com as suas necessidades e desejos. No entanto, para as indústrias terem a capacidade de inovar de forma efetiva, não basta apenas realizarem corretamente as etapas para o desenvolvimento de um novo produto, se não estiverem em conformidade com as legislações vigentes. Assim, para que as empresas possam garantir o sucesso ao inovar, é imprescindível que elas estejam constantemente atualizadas e alinhadas com as legislações de alimentos e os procedimentos necessários para o registro de produto, marca e rótulo. Diante deste contexto, um manual regulatório, contendo informações sintetizadas e sistematizadas a respeito das legislações e procedimentos envolvidos para o registro de novo produto, rótulo e marca, pode ser útil tanto para as empresas que buscam inovar no mercado, quanto para os profissionais que realizam consultoria em indústrias de alimentos e bebidas, além de poder ser utilizado também pelos consumidores interessados nesses temas. Dessa forma, tais informações estariam de fácil acesso para o público e disponíveis para consulta por meio deste manual, que contemplaria as principais legislações vigentes em questão, os órgãos responsáveis pela regulamentação e fiscalização, os procedimentos necessários para a obtenção dos registros, entre outros assuntos relevantes para a área. Portanto, com o propósito de facilitar o acesso às informações e difundir os conhecimentos relacionados à regulamentação de novos produtos no mercado, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um manual regulatório para novos produtos, contendo os procedimentos necessários para o seu registro, assim como o da marca e do rótulo.

Abstract: In general, food industries seek to invest more and more in innovation, in order to keep up with the changes that are rapidly occurring in products in terms of packaging, additives, sweeteners, ingredients, preservation methods, among other aspects. Thus, companies tend to innovate in their products, processes and management methods to remain competitive in the market, offering attractive products to consumers, according to their needs and desires. However, for industries to have the ability to innovate effectively, it is not enough just to correctly carry out the steps for the development of a new product, if they are not in compliance with current legislation. Thus, for companies to ensure success when innovating, it is essential that they are constantly updated and aligned with food legislation and the procedures necessary for product, brand and label registration. In this context, a regulatory manual, containing synthesized and systematized information regarding the legislation and procedures involved in the registration of a new product, label and brand, can be useful both for companies seeking to innovate in the market, and for professionals who carry out consultancy in food and beverage industries, in addition to being used by consumers interested in these topics. Thus, such information would be easily accessible to the public and available for consultation through this manual, which would include the main legislation in force in question, the bodies responsible for regulation and inspection, the procedures necessary to obtain the records, among other matters relevant to the area. Therefore, in order to facilitate access to information and disseminate knowledge related to the regulation of new products on the market, this work aims to prepare a regulatory manual for new products, containing the necessary procedures for their registration, as well as that of the brand and the label.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_de_alimentos/20211201620125

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54127

Curso: G011 - ENGENHARIA DE ALIMENTOS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucas Siqueira dos Santos e Universidade Federal de Lavras

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